Aos 43 anos de idade, Mel Lisboa comentou sobre a experiência de ter estreado na TV aos 19 anos em “Presença de Anita” (2001). A minissérie exibia cenas de sexo e nudez, ia ao ar após a novela das 21h da TV Globo na época .
Em entrevista ao “Sem Censura”, da TV Brasil, a atriz disse que não pensava muito no teor das cenas. “A minha preocupação era fazer bem o trabalho como atriz. Era esse o meu desespero, porque se eu me expusesse daquela maneira e não fosse aceita, eu ia ruir. Então, a minha preocupação era essa”, iniciou.
+ ‘Presença de Anita’: o papel que lançou Mel Lisboa na TV

‘Presença de Anita’ está disponível no Globoplay – TV GLOBO / Roberto Steinberger
“Não é que era tranquilo fazer cenas nua ou de sexo, mas aquilo vinha junto do combo. Eu ficava desconfortável, sim, mas o mais importante era realizar a cena bem. Está pelada? Está! Mas, dane-se.”
Apesar disso, Mel Lisboa apontou ainda que acredita que lidar dessa forma com as cenas a ajudou.
“Acho que minha ignorância me ajudou, porque se eu ficasse muito encanada com isso, talvez não conseguisse fazer o trabalho de uma forma mais entregue e buscando fazer bem uma coisa que eu mal sabia fazer, na verdade. Eu era inexperiente. Tinha 19 anos e qualquer pessoa com 19 é inexperiente”.

Mel Lisboa em “Presença de Anita” – Reprodução/Canal Viva
Relembre a história
Envolvente, misteriosa e repleta de surpresas, “Presença de Anita” estreou no Globoplay na última segunda-feira, 21, por meio do novo projeto da plataforma, intitulado ‘Resgate’. Livremente inspirada na obra homônima de Mário Donato, a minissérie tem autoria de Manoel Carlos e é protagonizada por Mel Lisboa, José Mayer e Helena Ranaldi.
Exibida originalmente em 2001, a trama começa quando Lúcia Helena (Helena Ranaldi) e Fernando (José Mayer), enfrentando uma crise no casamento, viajam com a família para o interior de São Paulo para as festas de fim de ano. Mas os planos mudam com a chegada de uma jovem sedutora e enigmática à cidade, Anita (Mel Lisboa), que transforma a vida e a rotina dos moradores da pacata Florença.
Um dos moradores que tem sua vida transformada é o tímido Zezinho, personagem marcante da carreira de Leonardo Miggiorin. Quem também se encanta por Anita é Fernando. O escritor acredita ter encontrado a grande inspiração que lhe faltava para começar seu novo romance. Enquanto isso, Lúcia Helena tenta de tudo para salvar a relação.
Além dos personagens principais, o elenco da produção ainda conta com nomes de sucesso da televisão brasileira, como Julia Almeida, Vera Holtz e Taiguara Nazareth.

Leonardo Miggiorin dá vida ao personagem Zezinho – Foto: Globo/João Miguel Júnior
Sinopse
Lúcia Helena e Fernando, em crise conjugal, resolvem viajar com a família para fugir da violência da cidade grande. Os planos da família, no entanto, são interrompidos pela chegada da jovem Anita à cidade, que transforma a vida e a rotina dos moradores da pacata Florença. Ao conhecê-la, Fernando acredita ter encontrado a grande inspiração que lhe faltava para começar seu novo romance.