Esportes

Meio de campo criativo, uso das alas e infiltrações: Veja como o São Paulo jogou contra a Ferroviária

Crespo optou por entrar com somente um atacante, o que aumentou o poder de criação e a participação dos meias no jogo, deixando o Tricolor mais dominante e mais letal

Meio de campo criativo, uso das alas e infiltrações: Veja como o São Paulo jogou contra a Ferroviária

o Tricolor está classificado para a semifinal do Paulistão (Paulo Pinto / saopaulofc.net)


Na última sexta-feira (14), o São Paulo se classificou para a semifinal do Campeonato Paulista ao bater a Ferroviária, no Morumbi, por 4 a 2. Sem poder contar com Luciano, Crespo fez uma mudança na estrutura do time que foi crucial para a vitória e a bela atuação do Tricolor.

VEJA COMO FICARAM OS JOGOS DAS SEMIFINAIS DO CAMPEONATO PAULISTA!

Com seu atacante lesionado, o argentino optou por mudar levemente o esquema, deixando de utilizar uma dupla no ataque, escalando Pablo como a opção isolada para o setor. Com a alteração, a equipe ganhou mais um atleta no meio de campo, jogando atrás do atacante como um articulador e, com isso, maior poder de criação.

Mesmo com essa mudança de um 3-5-2 para um 3-5-1-1, ou até mesmo um 3-6-1, é importante frisar que o treinador não abriu mão de sua característica de jogo e mandou a campo um time muito dinâmico, ofensivo e, principalmente, muito intenso.

Ao falar sobre um atacante isolado, é muito comum surgir a ideia de um ‘homem gol’, um jogador de referência, que atue como pivô ou como apenas um finalizador para as jogadas. Essas funções, porém, não foram as pretendidas pelo treinador para Pablo, que atuou de maneira mais tática, com movimentações, criando espaço e ajudando o setor de criação.

Na linha de meio de campo, seis jogadores: Igor Vinícius, pela direita, Reinaldo, pela esquerda e um quarteto mais centralizado, com Luan e Liziero de volantes e Benítez e Gabriel Sara de meias.

Luan foi o atleta que ficou mais encarregado dos trabalhos defensivos, de atuar na contenção, enquanto Liziero ganhou mais liberdade para subir ao ataque, se unir a Benítez e Sara e, às vezes, pisar na área, se tornando opção de passe.

Como é padrão do time de Crespo, os alas foram acionados constantemente, e foi pelos lados do campo que surgiram as maiores oportunidades de gol da equipe, principalmente com Igor Vinícius, pela direita.

+ Sabrina Sato aparece com micro biquíni e surpreende seguidores

+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça

Pelo lado direito, com o camisa 2, nasceram os dois primeiros gols do Tricolor na partida, além do terceiro gol ter sido concluído com uma infiltração de Igor, que se tornou opção na jogada por estar mais aberto na direita.

Já em relação aos ‘dois cérebros’ da equipe, Benítez e Sara, estes foram de fato os maestros da equipe, tendo a posse bola, encontrando bons passes e cada um mantendo uma característica diferente. Enquanto o argentino era mais um criador, Sara se utilizava muito de infiltrações para levar perigo, chegando a fazer um gol e dar uma assistência em duas oportunidades dessas.

OS GOLS

Com um time planejado para o ataque, que manteve a bola consigo por mais tempo (60% de posse de bola no geral, com 67% no primeiro tempo), o gol era o desfecho provável para o Tricolor.

Com o bom uso das alas, aliado ao poder de criação de Benítez, a infiltração dos meio campistas e as movimentações de Pablo, o São Paulo chegou aos seus gols. Confira abaixo.

PRIMEIRO GOL

Aos 28 minutos do primeiro tempo, o São Paulo abriu o placar com Gabriel Sara. A jogada foi iniciada na defesa, Benítez recebeu a bola de Arboleda no campo de ataque e, de primeira, encontrou Igor Vinícius pela direita.

1º Gol SPFC X FERROVIÁRIA

(Foto: Reprodução/ Premiere)

Com a subida de Igor Vinícius ao ataque, Pablo e Gabriel Sara acompanham, mas o camisa 9 tem importante papel tático ao puxar a marcação e abrir espaço para a infiltração de Gabriel Sara.

1º Gol SPFC X FERROVIÁRIA

(Foto: Reprodução/ Premiere)

Do outro lado do campo, na esquerda, Reinaldo acompanhou a subida, fazendo com que o outro defensor da Ferroviária não pudesse se aproximar muito de Gabriel Sara, evitando deixar Reinaldo livre.

1º Gol SPFC X FERROVIÁRIA

(Foto: Reprodução/ Premiere)

Com Reinaldo e Pablo puxando os zagueiros, um buraco foi deixado no miolo da defesa. Gabriel Sara infiltrou nesse espaço, recebeu o cruzamento de Igor Vinícius, e fez o gol.

1º Gol SPFC X FERROVIÁRIA

(Foto: Reprodução/ Premiere)

SEGUNDO GOL

O segundo gol foi extremamente semelhante ao primeiro, mudando apenas os jogadores envolvidos. A jogada iniciou do mesmo jeito, com Martin Benítez encontrando Igor Vinícius pela direita.

2º Gol SPFC X FERROVIÁRIA

(Foto: Reprodução/ Premiere)

Novamente o ala buscou o fundo para fazer o cruzamento, mas, dessa vez, Gabriel Sara foi o responsável por puxar a marcação na primeira trave, Pablo ficou no lado esquerdo e o volante Liziero foi quem fez a infiltração pelo meio.

2º Gol SPFC X FERROVIÁRIA

(Foto: Reprodução/ Premiere)

Com um cruzamento rasteiro de Igor Vinícius, Gabriel Sara chegou a desviar a bola, deixando ela amortecida para o chute de Liziero.

2º Gol SPFC X FERROVIÁRIA

(Foto: Reprodução/ Premiere)

TERCEIRO GOL

O terceiro gol do Tricolor mostra muito da qualidade de Benítez. O meia recebeu a bola do lado esquerdo, mas, com uma marcação muito concentrada da Ferroviária, teve que usar toda sua visão de jogo para enxergar Igor Vinícius no lado direito.

3º Gol SPFC X FERROVIÁRIA

(Foto: Reprodução/ Premiere)

Com Igor mais livre pelo lado direito, mas ainda marcado, a defesa encurta o espaço de Benítez, tirando suas opções próximas. Igor, porém, enxerga a possibilidade de receber o passe, devido ao vão deixado na zaga pelo fato de que Gabriel Sara puxa o primeiro defensor.

3º Gol SPFC X FERROVIÁRIA

(Foto: Reprodução/ Premiere)

Nesse momento entra a qualidade do camisa 8 do Tricolor, que mesmo sem espaço encontra um passe fenomenal para a infiltração de Igor Vinícius, que não foi prevista pela defesa. O ala se antecipa ao marcador e faz o terceiro.

3º Gol SPFC X FERROVIÁRIA

(Foto: Reprodução/ Premiere)

QUARTO GOL

Como se já não bastasse a assistência incrível de Benítez para o gol de Igor Vinícius, o argentino novamente deu um lindo passe para gol. A jogada começou com Pablo, que com muita inteligência passou para o meia e já correu para a área.

4º Gol SPFC X FERROVIÁRIA

(Foto: Reprodução/ Premiere)

Eis que a qualidade técnica de Benítez entra em jogo e, muito rapidamente, o jogador dá um passe na medida para Pablo receber sozinho na área, quebrando a linha de defesa da Ferroviária.

4º Gol SPFC X FERROVIÁRIA

(Foto: Reprodução/ Premiere)

Com o passe, Pablo ficou sozinho com o goleiro e bateu bem no canto para ampliar o placar. Quarto gol do São Paulo.

4º Gol SPFC X FERROVIÁRIA

(Foto: Reprodução/ Premiere)

O São Paulo deve voltar a campo no próximo domingo, para jogar a semifinal do Paulistão, contra o Mirassol. O horário do confronto ainda não foi confirmado, mas a equipe deve entrar novamente com força total.

Ainda não se sabe se Luciano e Daniel Alves estarão de volta, sendo possível que a escalação seja a mesma do jogo contra Ferroviária.

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Deputado dos EUA sugere mudar órbita da Lua para combater aquecimento
+ Ex-parceiro de Cristiano Araújo é encontrado morto
+ Policial militar mata a tiros quatro pessoas em pizzaria de Porto Alegre
+ Sérgio Mallandro diz que atrapalhou sexo de Xuxa com Ayrton Senna
+ Mano Brown se irrita com possível acerto do Santos com volante do Corinthians: ‘Tá tirando’
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago