O Real Madrid anunciou nesta quinta-feira (9) a renovação do meia uruguaio Federico Valverde por mais duas temporadas, até 2029.

“O Real Madrid C.F. e Fede Valverde concordaram em prorrogar o contrato do jogador, que permanece vinculado ao clube até 30 de junho de 2029”, informou o gigante da capital espanhola em um comunicado.

O clube ‘merengue’ não especifica valores, mas, segundo a imprensa local, assim como ocorreu nas renovações de Camavinga, Vinicius Junior e Rodrygo, Valverde terá uma cláusula de rescisão de 1 bilhão de euros (R$ 5,52 bilhões pela cotação atual).

O meio-campista uruguaio, que tinha contrato até 2027, chegou à capital espanhola em 2016, aos 18 anos, vindo do Peñarol de Montevidéu.

Valverde começou no time B do Real Madrid e depois de uma temporada emprestado ao Deportivo La Coruña, voltou em 2018 para se juntar ao time principal do clube merengue.

Desde então, o meia uruguaio, que já havia renovado pela primeira vez com o Real Madrid em 2021, tem se firmado na equipe, onde a sua versatilidade lhe permitiu ser utilizado em diversas posições.

O uruguaio é uma peça essencial para o técnico do Real Madrid, Carlo Ancelotti, seja como titular ou saindo do banco.

Em seus seis anos na equipe madrilenha, Valverde já acumula uma série de títulos: uma Liga dos Campeões, dois Mundiais de Clubes, uma Supercopa Europeia, duas Ligas, uma Copa do Rei e duas Supercopas da Espanha.

A renovação de Valverde, de 25 anos, se junta a outras recentes, de Camavinga, Vinicius Junior e Rodrygo, numa estratégia do Real Madrid que busca blindar sues jovens talentos.

gr/pm/aam/dd