ROMA, 15 JAN (ANSA) – No meio da crise da família real, a duquesa de Sussex, Meghan Markle, processou o jornal “Mail on Sunday” por invasão de privacidade e, segundo a impresa britânica, o pai da esposa do príncipe Harry, Thomas, poderá testemunhar contra a própria filha.

A ex-atriz norte-americana acusou o “Mail on Sunday” de invasão de privacidade por ter publicado uma carta enviada a seu pai, com quem tem um conturbado relacionamento. Na época da publicação, em fevereiro passado, Harry afirmou que o jornal “omitiu parágrafos, algumas frases e até palavras para encobrir as mentiras proferidas” contra sua esposa.

Segundo o jornal “The Daily Telegraph”, através de informações obtidas nos documentos transmitidos ao Supremo Tribunal de Londres, Thomas está disposto a testemunhar contra a filha no processo. Eles “revelam a deterioração do relacionamento” entre pai e filha no período do casamento real em 2018, informou o veículo.

Na semana passada, Harry e Meghan decidiram renunciar seus papéis de “membros seniores” da monarquia para ter maior “autonomia financeira” em suas atividades públicas e de caridade. Isso iniciou uma grande crise na família real britânica.

O casal quer dividir seu tempo entre o Reino Unido e a América do norte, mas, segundo eles, sem abrir mão de seus “deveres” com a realeza. No entanto, ainda não está claro como Harry e Meghan se tornarão financeiramente independentes.

De acordo com um comunicado do Palácio de Buckingham, o casal terá um “período de transição” entre o Reino Unido e o Canadá.

Além disso, a rainha Elizabeth II concordou com a decisão.

Após todo o caso, Markle fez sua prieira aparição pública nesta quarta-feira (15). A duquesa de Sussex fez uma visita surpresa a um centro de mulheres em Vancouver, no Canadá. Segundo a instituição, ela e as funcionárias do local discutiram “questões que afetam as mulheres na comunidade”.

Já o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, disse em entrevista ao “Global News” que ainda não sabe quem arcará com os custos com a segurança do casal real no país.

Harry é o sexto na linha de sucessão ao trono, atrás de seu pai, o príncipe Charles, seu irmão, William, e dos sobrinhos, George, Charlotte e Louis. O filho da princesa Diana e Meghan estão casados desde maio de 2018 e têm um filho, Archie Harrison, que nasceu em maio de 2019.(ANSA)