Megaprojeto alemão sofre novo atraso após 15 anos de obras

Megaprojeto alemão sofre novo atraso após 15 anos de obras

"ObrasRemodelação de estação ferroviária no sul da Alemanha iniciada em 2010, o projeto Stuttgart 21 é assolado há anos por controvérsias e estouros de orçamento e se tornou símbolo dos problemas de infraestrutura do país.A inauguração de um gigantesco projeto ferroviário alemão, que se tornou emblemático dos problemas de infraestrutura que assolam a maior economia da Europa, foi adiada mais uma vez.

Este é o mais recente de uma série de atrasos no projeto, também assolado por enormes estouros de orçamento, que já está em construção há 15 anos.

O "Stuttgart 21" é concebido como um terminal ferroviário futurista na cidade do sudoeste do país, mas sua inauguração foi repetidamente adiada desde a data original de 2019.

Os trens deveriam finalmente começar a circular na nova estação em dezembro de 2026, antes da inauguração completa no verão de 2027.

Mas a revista Der Spiegel informou nesta quinta-feira (20/11) que a recém-empossada presidente da operadora ferroviária estatal alemã Deutsche Bahn adiou indefinidamente a inauguração devido a problemas técnicos.

A Deutsche Bahn reconheceu em um comunicado que os "riscos de cronograma" aumentaram "a um ponto que antes era imprevisível". A empresa não forneceu mais detalhes, mas afirmou que a questão está sendo avaliada pelo conselho de supervisão do grupo.

"Extremamente frustrante"

Tim Alexandrin, porta-voz do Ministério dos Transportes, enfatizou que o governo federal não tem influência direta sobre o projeto, que é supervisionado em nível local. Mas ele disse a repórteres em Berlim ser "claro que quaisquer novos atrasos são extremamente frustrantes, principalmente para os passageiros".

As obras do Stuttgart 21 envolvem a substituição da estação atual por uma grande estação subterrânea. Mas os repetidos atrasos deixaram o centro da cidade parecendo um canteiro de obras, enquanto os custos mais que dobraram, chegando a cerca de 11 bilhões de euros (R$ 67,6 bilhões).

A Der Spiegel noticiou que análises mostraram haver grandes riscos em manter a data de início planejada para 2026 devido a problemas com a infraestrutura digital. A CEO da Deutsche Bahn, Evelyn Palla, recentemente nomeada para liderar a operadora ferroviária, ainda não definiu uma nova data de inauguração, e não se espera que isso aconteça antes de meados do próximo ano.

O projeto passou a simbolizar a deterioração dos serviços ferroviários alemães nos últimos anos e, de forma mais ampla, da infraestrutura do país, desde pontes em ruínas até cobertura de internet irregular.

Obras começaram em 2010

O Stuttgart 21 foi um dos principais projetos de construção pública alemães das últimas décadas que se tornaram emblemáticos de estouros orçamentários, atrasos e controvérsias. Concebido e apresentado ao público pela primeira vez como uma ideia em 1994, o projeto já era polêmico mesmo antes do lançamento da pedra fundamental.

A construção só começou em 2010, em meio a intensos desacordos sobre os planos, sua implementação e suas credenciais ambientais. Esses desacordos culminaram em confrontos violentos entre manifestantes e a polícia em setembro de 2010.

A questão foi considerada um ponto central da campanha do Partido Verde, que se opuseram aos planos de modernização ferroviária nas eleições de 2011 no estado de Baden-Württemberg, quando Winfried Kretschmann se tornou o primeiro governador estadual do partido em toda a Alemanha. Ele ainda ocupa o cargo.

O Partido Verde chegou a realizar um referendo propondo o abandono do projeto, mas cerca de 59% dos participantes votaram a favor da continuidade.

md (AFP, DPA)