As forças de segurança do Rio de Janeiro iniciaram nesta sexta-feira, 24, uma megaoperação nos complexos do Alemão e da Penha, localizados na zona norte carioca, para combater o crime organizado. Há intensos tiroteios que resultaram na morte de um homem e deixou um policial militar baleado.
🚨07h51: Intenso tiroteio neste momento na localidade conhecida como Nova Brasília, no Complexo do Alemão. Moradores aguardam na entrada da comunidade para poder entrar. Policiais da CORE e da PM estão concentrados nesta região. Atenção, moradores! pic.twitter.com/CXMD4bS8xH
— Voz das Comunidades (@vozdacomunidade) January 24, 2025
Segundo a TV Globo, o homem foi atingido por uma bala perdida perto do BRT da Penha. O policial militar também foi alvejado e socorrido ao Hospital Estadual Getúlio Vargas.
A PM informou, por meio de uma publicação no X, que o Bope; Batalhão de Choque; Batalhão de Ações com Cães; Grupamento Aeromóvel; Rondas Especiais e Controle de Multidões; Batalhão Tático de Motociclistas; Batalhão de Policiamento em Vias Expressas; Coordenadoria de Recursos Especiais; Departamento-Geral de Polícia da Capital estão envolvidos na operação.
Os moradores dos dois complexos tiveram suas rotinas alteradas, pois 13 linhas tiveram de mudar o itinerário. São eles:
- 292 (Engenho da Rainha-Castelo);
- 312 (Olaria-Candelária);
- 313 (Penha-Praça da República);
- 621 (Penha-Saens Pena);
- 622 (Penha-Saens Pena);
- 623 (Penha-Saens Pena);
- 625 (Olaria-Saens Pena);
- 628 (Penha-Nova América);
- 629 (Irajá-Saens Pena);
- 679 (Grotão-Méier);
- 711 (Rocha Miranda-Rio Comprido);
- 908 (Guadalupe-Bonsucesso);
- SV908 (Guadalupe-Bonsucesso).