O tenista russo Daniil Medvedev, número 4 do ranking ATP, se classificou neste sábado para sua sexta final consecutiva ao derrotar o grego Stefanos Tsitsipas (número 7 do mundo) com um acirrado 7-6 (7/5), 7-5 na primeira semifinal do Masters 1000 de Xangai.

Medvedev vai enfrentar no domingo às 20h00 locais (09h00 no orário de Brasília) o alemão Alexander Zverev, que também neste sábado venceu o italiano Matteo Berrettini.

“Estou orgulhoso (dessas seis finais), mas uma derrota é uma derrota e eu não gosta de perder, nem na final do US Open”, afirmou.

Medvedev (de 23 anos) e Tsitsipas (de 21), dois jogadores que lideram a nova geração de tenistas, têm uma relação tensa desde um grande confronto em Miami em 2018, no qual o árbitro teve que interferir no final da partida, quando Medvedev, insultado pelo grego, quase partiu para as vias de fato.

Os dois tenistas já estão classificados junto com Rafael Nadal, Novak Djokovic, Roger Federer e Dominic Thiem, para o Masters de Londres (10 a 17 de novembro) que reúne os oito melhores jogadores da temporada.

Das cinco finais que disputou desde sua eliminação na terceira fase de Wimbledon, entre elas a do US Open, Medvedev venceu duas: em Cincinnati, para conqistar seu primeiro Masters 1000, e em São Petersburgo.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

– Zverev também na final –

Seu adversário no domingo será Zverev, sexto do mundo, que derrotou horas depois Berrettini (13º), com parciais de 6-3 e 6-4, no outro duelo entre expoentes da nova geração.

Zverev, que vai disputar a sexta final de Masters 1000 de sua carreira, nunca perdeu para Medvedev em seus quatro duelos até agora, mas o último ocorreu no Masters 1000 do Canadá em 2018, quando o russo estava longe de sua melhor forma, como acontece atualmente.

“Espero que continue, mas ele jogou seis finais seguidas e é provavelmente o melhor jogador do mundo neste momento. As finais do Masters 1000 são sempre difíceis porque sempre reúnem grandes jogadores”, disse Zverev.

O alemão está em sétimo na corrida rumo ao Masters, enquanto que Berrettini é o oitavo. Eles ocupariam os dois últimos postos, mas outros cinco tenistas os ameaçam, no momento em que ainda resta um Masters 1000 a ser disputado, Paris-Bercy (28 de outubro-3 de novembro).

São eles: Roberto Bautista (9º), derrotado por Berrettini nas oitavas e que o ultrapassou na ‘Race’, David Goffin (10º), Fabio Fognini (11º), Kei Nishikori (12º), lesionado e que não joga desde o US Open, e Gael Monfils (13º).

O torneio de Xangai é disputado sobre superficie dura e divide 7.473.620 dólares em prêmios.

ig/chc/gh/iga/pm/aam


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias