Com seu saque devastador e espírito de sobrevivência, o russo Daniil Medvedev, número 1 no tênis masculino, venceu o americano Taylor Fritz nesta sexta-feira e avançou às semifinais do Masters 1000 de Cincinnati onde vai enfrentar o grego Stefanos Tsitsipas, que derrotou o americano John Isner.

Medvedev superou Fritz, campeão do último Masters 1000 de Indian Wells, com parciais de 7-6 (7/1) e 6-3 em uma hora e 40 minutos de jogo no primeiro duelo entre os dois.

O tenista de Moscou, que iniciará sua defesa do título do US Open em dez dias, vai duelar nas semifinais contra o grego Stefanos Tsitsipas ou o americano John Isner em busca de seu segundo troféu em Cincinnati depois do conquistado em 2019.

Medvedev, de 26 anos, contou com seu poderoso saque, com 18 aces contra três de seu oponente, e seu espetacular tênis defensivo para salvar três set points de Fritz no primeiro set.

O tenista californiano, número 13 do ranking da ATP, mostrou seu talento com golpes excepcionais no primeiro set, mas não conseguiu aproveitar as grandes oportunidades que teve para ficar à frente do número 1 do mundo.

Com uma vantagem de 5-4, Fritz deixou escapar um set point em um backhand quando tinha controle total da troca.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Com 6-5, o americano teve mais dois set points em que Medvedev saiu vitorioso desta vez graças a dois saques poderosos.

O russo chegou ao ‘tiebreak’ com moral em alta e venceu o set com três implacáveis ‘aces’.

Apesar do apoio fervoroso da torcida local, Fritz, o melhor tenista americano da atualidade, não conseguiu reagir no segundo set e cedeu o saque na primeira oportunidade, o que facilitou a vitória de Medvedev e a classificação para as semifinais.

Com a eliminação precoce de Rafael Nadal, o russo chegará como número 1 do mundo no início do US Open (29 de agosto a 11 de setembro), onde defenderá seu título de 2021, seu primeiro troféu de Grand Slam, conquistado em uma final contra Novak Djokovic.

“Estou feliz com o meu nível”, disse Medvedev. “Normalmente as condições aqui são bem parecidas com as do US Open, e quando jogo bem aqui, jogo bem lá.”

– Terceira semifinal de Tsitsipas –

O último obstáculo de Medvedev para sua primeira final de Masters 1000 do ano será Stefanos Tsitsipas, número sete do ranking da ATP, que suou para vencer o americano John Isner (50º) por 7-6 (7/5), 5-7 e 6-3.

O grego, vencedor de dois troféus nesta categoria, disputará sua terceira semifinal consecutiva em Cincinnati depois de suas derrotas para o alemão Alexander Zverev em 2021 e o canadense Milos Raonic em 2020.

Na sexta-feira, Tsitsipas precisou de duas horas e 22 minutos de luta para derrubar a muralha do gigante John Isner (de 2,08m de altura), que aos 37 anos era o tenista mais velho nas quartas de final de Cincinnati na era Open (desde 1968).

O grego não conseguiu quebrar o saque avassalador de Isner (18 aces contra 7 de Tsitsipas) até o oitavo game do terceiro set, comemorando com um grito de alívio antes de fechar a partida com seu serviço.

Antes, Tsitsipas havia precisado de um tiebreak, após uma breve paralisação devido à chuva, para vencer o primeiro set e foi superado no segundo por Isner, que lutava por seu segundo título de Masters 1000.


gbv/ol/aam


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias