O tenista russo Daniil Medvedev, número 2 do ranking da ATP, derrotou o veterano Andy Murray em dois sets neste sábado em sua estreia no Masters 1000 de Miami.

Medvedev, cabeça de chave do torneio na ausência de Novak Djokovic, não deu chances ao britânico e venceu por 6-4 e 6-2 em 90 minutos de jogo.

O russo tenta recuperar a posição de número 1 do mundo que ocupou por três semanas até sua eliminação inesperada no meio do mês na terceira fase do Masters 1000 de Indian Wells contra Gael Monfils.

Medvedev voltará a superar Djokovic no topo do ranking mundial se conseguir chegar às semifinais em Miami.

Na ausência do sérvio e de Rafael Nadal, Medvedev é o grande favorito para levantar seu primeiro título no Masters 1000 de Miami.

“Com certeza os caras que te enfrentam terão mais motivação se você for o cabeça de chave”, disse Medvedev em entrevista coletiva. “Mas eu gosto de estar nesta posição. Quanto mais pressão você tem, mais você espera de si mesmo”.

Embora valorize sua breve passagem pela liderança do ranking mundial, Medvedev se mostrou determinado a recuperá-la e mantê-la por muito tempo.

“Me senti bem ao tocá-la”, reconheceu ele com um sorriso. “Chegar ao número 1 é algo que ninguém pode tirar de mim.”

“Quando perdi, voltei para a quadra de treinamento”, disse o russo. “Tenho muita motivação para permanecer em primeiro lugar por muito tempo.”

Seu adversário na terceira fase será o espanhol Pedro Martínez que venceu o chileno Cristian Garín por 7-6 (7/2) e 6-2.

Já Murray, vencedor de três torneios de Grand Slam, ainda tenta voltar à elite após as últimas temporadas marcadas por lesões.

O escocês de 34 anos reintegrou o lendário tcheco Ivan Lendl a sua equipe técnica pela terceira vez e planeja pular a temporada de saibro para se preparar para Wimbledon.

“Meu nível de tênis não foi bom o suficiente para vencer partidas como esta, mas Ivan vai trazer clareza sobre a maneira correta de jogar”, disse Murray, que também havia sido eliminado em seu segundo jogo em Indian Wells.

– Fritz sofre diante de Kukushkin –

Em outro duelo deste sábado, o americano Taylor Fritz, campeão no último domingo em Indian Wells, precisou de três sets para superar o cazaque Mikhail Kukushkin, número 159 do ranking mundial.

Fritz, que derrotou Rafael Nadal na final de domingo e encerrou sua invencibilidade nesta temporada, acabou vencendo Kukushkin por 6-3, 5-7 e 6-3 em duas horas e oito minutos.

O atual campeão em Miami, o polonês Hubert Hurkacz, também estreou com uma vitória sobre o francês Arthur Rinderknech por 7-6 (7/5) e 6-2.

Já o espanhol Roberto Bautista também garantiu sua vaga na terceira fase ao derrotar o polonês Kamil Majchrzak por 6-3 e 6-3.

– Osaka avança após abandono de Muchova –

No torneio feminino da categoria WTA 1000, a japonesa Naomi Osaka se classificou diretamente para as oitavas de final devido à desistência por lesão de sua adversária deste sábado, Karolina Muchova.

A tenista tcheca, que havia derrotado a jovem canadense Leylah Fernández na segunda fase, saiu devido a uma lesão abdominal que se arrasta há meses.

Desta forma, Osaka, que tem em seu currículo quatro títulos de torneios do Grand Slam, enfrentará a vencedora do cruzamento entre as americanas Alison Riske e Ann Li nas oitavas de final.

A ex-número 1 mundial japonesa tenta recuperar a confiança depois de alguns meses difíceis dentro e fora da quadra, que a levaram a cair para o 77º lugar no ranking WTA.

A italiana Nuria Brancaccio (399ª) também avançou diretamente para as oitavas de final, se beneficiando da desistência da russa Anna Kalinskaya devido a um problema no braço esquerdo.

Nas oitavas de final, também se destacaram a americana Danielle Collins, vice-campeã do Aberto da Austrália, que venceu a russa Vera Zvonareva por 6-1 e 6-4 e a suíça Belinda Bencic, medalhista de ouro em Tóquio-2020, que derrotou a britânica Heather Watson por 6-4 e 6-1.

— Resultados deste sábado do Masters 1000 de Miami:

– Masculino, segunda fase:

Daniil Medvedev (RUS/N.1) x Andy Murray (SCO) 6-4, 6-2

Pedro Martínez (ESP) x Cristian Garín (CHI/N.27) 7-6 (7/2), 6-2

Roberto Bautista (ESP/N.15) x Kamil Majchrzak (POL) 6-3, 6-3

Yoshihito Nishioka (JPN) x Daniel Evans (GBR/N.24) 3-6, 6-4, 6-3

Aslan Karatsev (RUS/N.29) x Ugo Humbert (FRA) 7-5, 6-2

Hubert Hurkacz (POL/N.8) x Arthur Rinderknech (FRA) 7-6 (7/5), 6-2

Alex De Miñaur (AUS/N.25) x Jordan Thompson (AUS) 6-2, 6-3

Taylor Fritz (EUA/N.11) x Mikhail Kukushkin (KAZ) 6-3, 5-7, 6-3

Tommy Paul (EUA) x Karen Khachanov (RUS/N.23) 6-4, 3-6, 7-6 (7/3)

Sebastian Korda (EUA) x Albert Ramos (ESP/N.32) 4-6, 7-6 (8/6), 6-3

Miomir Kecmanovic (SRB) x Felix Auger-Aliassime (CAN/N.7) 6-4, 6-2

Feminino, Terceira fase:

Aliaksandra Sasnovich (BLR) x Irina Begu (ROM) 7-5, 6-7 (4/7), 6-4

Belinda Bencic (SUI/N.22) x Heather Watson (GBR) 6-4, 6-1

Daria Gavrilova (AUS) x Katerina Siniaková (CZE) 6-0, 1-0 e abandono

Nuria Brancaccio (ITA) x Anna Kalinskaya (RUS) não se apresentou

Naomi Osaka (JPN) x Karolína Muchová (CZE) não se apresentou

Danielle Collins (EUA/N.9) x Vera Zvonareva (RUS) 6-1, 6-4

gbv/rsr/aam