Medina vence etapa de Portugal e brigará pelo título mundial no Havaí
Em grande estilo, Gabriel Medina se manteve vivo na briga pelo título da temporada 2017 do Circuito Mundial de Surfe. Nesta quarta-feira, o brasileiro venceu a etapa de Peniche, em Portugal, a penúltima do campeonato, e se manteve firme na briga para ser campeão no evento final, que vai ser disputado em Pipe Masters, no Havaí, com previsão de disputa para o período entre 8 e 20 de dezembro.
Na final, Medina teve pela frente um antigo algoz, Julian Wilson. O australiano havia superado o brasileiro na sua primeira final na elite do surfe, em 2012, também em Peniche, além de outras duas decisões mais recentes em Pipeline, em 2014, e em Teahupoo, nesta temporada.
Nesta quarta, porém, Medina se deu melhor na praia de Supertubos, conquistando o seu segundo título consecutivo, pois havia vencido a etapa anterior do Circuito Mundial de Surfe, realizada na França, em Hossegor.
A vitória de Medina na decisão desta quarta foi emocionante, pois o brasileiro estava em desvantagem até o final da bateria, quando conseguiu 6,33 pontos na sua última onda, o que foi suficiente para assegurar o triunfo com 13,26 – havia conseguido 6,93 na onda anterior. Já Wilson ficou com 10,94 pontos, sendo derrotado na final.
Antes da decisão, Medina havia passado nas semifinais pelo norte-americano Kanoa Igarashi, derrotado por 11,10 a 6,24. Igarashi, aliás, havia sido o algoz do brasileiro Miguel Pupo nas quartas de final, com 12,50 a 8,44. Nesta mesma fase, Medina tinha derrotado o australiano Mick Fanning por 11,33 a 3,17.
Líder do ranking mundial, John John Florence foi eliminado nas quartas de final, o que favoreceu Medina na briga pelo título, ao perder para o norte-americano Kolohe Andino por 14,00 a 3,80.
Com esses resultados, John John lidera o ranking mundial com 53.350 pontos, seguido por Medina, agora o vice-líder, com 50.250. Há ainda outros dois surfistas com chances de título, casos do sul-africano Jordy Smith, com 47.600, em terceiro, e de Julian Wilson, com 45.200, na quarta posição.
+ Quatro estranhos sintomas de Covid-19 que pode nunca ter ouvido falar
+ Imposto de Renda 2022: veja como declarar seu carro ou moto
Com isso, Medina chegará ao Pipe Masters com chances reais de título. Uma possibilidade para isso ocorrer é o brasileiro vencer a etapa no Havaí e John John não ir além das semifinais.
Além de Medina, o surfe brasileiro tem outros dois surfistas entre os dez melhores do mundo. Adriano de Souza ocupa a sétima posição, enquanto Filipe Toledo está em nono lugar no ranking.
Veja também
- + Autoescola pode deixar de ser obrigatória para tirar a CNH
- + Hilary Duff posa nua para revista feminina
- + FGTS tem 2 saques de R$ 1.000 esta semana: esta quarta (11) e sábado (14); veja quem recebe
- + Hubble mostra as consequências de um cataclismo cósmico
- + Caminhoneiro tenta furtar espigas de milho, mas é atacado por gerente de fazenda
- + Novo RG: quanto tempo você tem para providenciar o documento
- + Veja os 8 sintomas da Ômicron em pessoas vacinadas
- + Saiba como lavar carne de frango crua sem contaminar sua cozinha
- + Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
- + Veja quais foram os carros mais roubados em SP
- + Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua