Esportes

Medina e Vanderlei Cordeiro estão entre primeiros a levar tocha olímpica no DF

Foi anunciada, neste domingo, a lista dos primeiros condutores da tocha olímpica a partir do momento que a peça aterrissar em Brasília, nesta terça-feira. Entre os nomes, destacam-se os do surfista Gabriel Medina, do ex-maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima e da jogadora de vôlei Fabiana, que será a primeira a carregar a flama na capital federal.

São indicados a conduzir a tocha qualquer nome de dentro ou fora do esporte que tenha uma história inspiradora. A presença de Medina é notável por ele ser o primeiro brasileiro campeão mundial de surfe. Vanderlei, por sua vez, é medalhista olímpico e um dos poucos agraciados com a Medalha Pierre de Coubertin, fornecida pelo COI por seu espírito olímpico na fatídica prova de Atenas-2004, em que foi atacado por um padre irlandês, mas mesmo assim não desistiu da corrida e terminou com o bronze. Fabiana é bicampeã olímpica.

Além destes, também participarão do revezamento Ângelo Assumpção (ginasta vítima de racismo de sua própria equipe, em maio de 2015), Adriana Araújo (pugilista medalha de bronze em Londres-2012), Paula Pequeno (bicampeã olímpica de vôlei ao lado de Fabiana) e Gabriel Hardy (carateca de 16 anos de idade). De fora do esporte estão confirmados Artur Ávila Cordeiro de Melo (matemático), Aurilene Vieira de Brito (educadora) e Hanan Khaled Daqqah, uma refugiada síria de apenas 12 anos de idade.

Na última semana já haviam sido anunciados outros nomes para o revezamento no Distrito Federal, como o do ex-atleta Joaquim Cruz e de Lúcio, ex-jogador da seleção brasileira e pentacampeão mundial em 2002. A tocha ainda deverá percorrer mais de 300 cidades até chegar ao Rio, onde, no dia 5 de agosto, acenderá a pira olímpica.

Confira a lista dos condutores (em ordem):

Fabiana Claudino

Artur Ávila Cordeiro de Melo

Gabriel Hardy

Ângelo Assumpção

Aurilene Vieira de Brito

Hanan Khaled Daqqah

Adriana Araújo

Gabriel Medina

Paula Pequeno

Vanderlei Cordeiro de Lima