Mundo

Médicos removem tumor de 28 quilos de útero de paciente

Crédito: Reprodução/Twitter - BMJ Case Reports 2018

Tumor era equivalente a uma criança de nove anos (Crédito: Reprodução/Twitter - BMJ Case Reports 2018)

Médicos em Singapura removeram um tumor raro de quase 28 quilos do útero de uma mulher malaia de 53 anos, de acordo relatório da revista científica “BMJ” e divulgado pelo site USA Today nesta segunda-feira (10).

Segundo a publicação, o tumor benigno cresceu no útero da paciente por anos, mas o medo de uma cirurgia fez com que ela demorasse para buscar ajuda.

A mulher descrita no relatório como uma ‘virgem’ passava muito tempo deitada em sua cama devido ao seu problema e seu único sintoma era a falta de ar por causa do tumor, mas surpreendentemente não sofria dor abdominal, sangramento pós-menopausa ou problemas urinários e intestinais.

Os médicos removeram com sucesso o tumor ‘gigante’, medindo mais de 63 centímetros. Cirurgiões plásticos também reconstruíram sua parede abdominal. Ela sofreu algumas complicações de recuperação associadas à perda de tecido e perda de sangue.

Ainda de acordo com o USA Today, dois meses após a cirurgia os médicos relatam que ela está bem de saúde: capaz de andar com pouca ajuda e não tem mais problemas para respirar.

Tópicos

tumor tumor raro