Geral

Médicos ameaçam deixar câmara técnica da Saúde se vacinação de adolescentes não for retomada

Médicos ameaçam deixar câmara técnica da Saúde se vacinação de adolescentes não for retomada

AFP


Médios da Câmara Técnica Assessora e Imunização Covid-19, que aconselham o Ministério da Saúde, cogitam deixar a comissão caso a pasta não volte atrás na decisão de interromper a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos. As informações são da colunista Malu Gaspar, do jornal O Globo.

Nesta sexta (17), durante uma reunião virtual, especialistas e membros de sociedades e conselhos de medicina que compõem a câmara, assim como representantes das secretarias estaduais e municipais de saúde rechaçaram com unanimidade a decisão do ministro Marcelo Queiroga de interromper a vacinação para esta faixa de idade, segundo a colunista.

Eles teriam exigido que a pasta emitisse uma nota técnica dizendo que a equipe de especialistas não foi consultada e que ela discorda da decisão, e também querem que Queiroga defina um calendário para a retomada da vacinação dos adolescentes.

Ainda nesta sexta, um estudo feito por 70 especialistas apontou que a causa da morte de uma adolescente de 16 anos, que foi uma das justificativas do ministério para interromper a vacinação de adolescentes, não teve relação com a vacina da Pfizer.

O diagnóstico apontou que a causa do óbito, sete dias após a jovem ser imunizada, foi uma doença autoimune, grave e rara, conhecida como Púrpura Trombótica Trombocitopênica (PPT).

Apesar da orientação do Ministério da Saúde de interromper a vacinação em adolescentes, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) manteve a recomendação de vacinação neste grupo, com base em evidências científicas avaliadas e aprovadas pelo órgão.

Saiba mais
+ Mãe de Medina compara Yasmin Brunet a ‘atriz pornô’ e colunista divulga conversa
+ Chamada de atriz pornô, Yasmin Brunet irá processar mãe de Gabriel Medina
+ Mulher divide marido com mãe e irmã mais nova: ‘Quando não estou no clima’
+ Em pose sexy, Cleo Pires afirma: "Amando essa minha bunda grande"
+ Médicos encontram pedaço de cimento em coração de paciente durante cirurgia
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio