Na última quarta-feira (08), o ex-tenista Flávio Saretta, marido de Suzana Alves, a ex-Tiazinha, usou suas redes sociais para revelar que foi diagnosticado com uma doença rara no crânio, da qual fez ele ficar internado por oito dias para uma cirurgia de emergência.

“Fui direto para a emergência. Fiz uma bateria grande de exames, uma tomografia, e acharam algo diferente na minha cabeça, no cérebro. Faço uma outra tomografia com contraste e encontram uma ligação de uma artéria direto com uma veia, o que é, de uma certa forma, raro”, contou Flávio, por meio de um vídeo em seu perfil no Instagram.

“Se não tivesse descoberto isso, era certeza que eu teria um AVC ou alguma coisa que seria fatal e levar à morte, sem eu saber, porque, até então, eu achava que estava muito saudável”, explicou. “Foram oito dias de muita dureza no hospital, muito medo também, mas que deu tudo certo. Pelo menos esse problema da cabeça já está solucionado”.

“Tenho que fazer outros exames daqui a alguns meses para ter a certeza. Se eu não tivesse desmaiado, eu não saberia que eu teria isso na cabeça e poderia ser fatal. Essa cirurgia também não era tão simples, eu poderia ter perdido a visão do olho direito, mas que deu tudo certo. Foi o maior susto da minha vida”, completou, bastante emocionado.

IstoÉ Gente procurou o Dr. Sérgio Jordy, que Neurologista do Centro Médico Sinapse e da Rede D’or, que explicou tudo sobre o quadro de saúde de Flávio Saretta.

“As malformações artério-venosas são geralmente congênitas e constituem uma ligação de artéria diretamente com veias podendo ser enovelados vasculares,  que parece um novelo de lã. Essa ligação direta de artérias (sistema de alta pressão ) e veias (sistema de baixa pressão) tem maior risco de causar sangramento no sistema nervoso central, causando o AVC . Também podem se localizar na medula”, disse Sérgio Jordy.

Diagnóstico

O diagnóstico é realizado com exames de imagem: tomografia, ressonância angiografia digital.

Tratamento

O tratamento pode ser feito por cirurgia direta ou embolização via artéria femoral.