O Conselho Médico da Califórnia, nos Estados Unidos, está investigando o médico Scott Green, após o cirurgião plástico comparecer a uma audiência virtual enquanto realizava uma operação. No vídeo, Green aparece com uniforme médico e ao fundo é possível ouvir bipes de equipamentos médicos. As informações são do jornal The Sacramento Bee.

“Olá, Sr. Green? Você está disponível para avaliação? Parece que você está em uma sala de cirurgia agora?”, perguntou o comissário do Tribunal Superior de Sacramento, Gary Link.

“Sim, estou em uma sala de cirurgia agora. Estou disponível para avaliação. Vá em frente”, disse Green, que responde a uma infração de trânsito. Logo em seguida, o médico parece trabalhar na mesa de cirurgia.

Na sequência, Link informa que a audiência está sendo transmitida ao vivo e questiona o médico novamente. “Então, a menos que eu esteja enganado, estou vendo um réu que está no meio de uma sala de cirurgia, parecendo estar ativamente envolvido na prestação de serviços a um paciente. Isso está correto, Sr. Green? Ou devo dizer Dr. Green? ”, pergunta o juiz.

Green responde que sim, informa que um segundo cirurgião estava presente e podia assumir o procedimento enquanto ele discursava no tribunal. “Não acho isso apropriado”, rebate Link. “Vou propor uma data diferente quando você não estiver ativamente envolvido ou participando de um atendimento a um paciente”, afirmou o juiz antes de encerrar a audiência.

Apesar do pedido de desculpas de Green, o conselho médico da Califórnia disse que investigará o caso. “O conselho espera que os médicos sigam o padrão de atendimento ao tratar seus pacientes”, informou o órgão em um comunicado.