PARIS, 03 ABR (ANSA) – Um médico apontou nesta sexta-feira (3) que a partida entre Lyon e Juventus, pela Liga dos Campeões, “acelerou” a pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2) na França.   

O duelo aconteceu no dia 26 de fevereiro, no estádio Parc Olympique Lyonnais, em Lyon, e foi válido pelas oitavas de final da Champions League. Na ocasião, cerca de três mil torcedores da Velha Senhora foram até a França para assistir o confronto.   

A tese do francês Marcel Garrigou-Grandchamp, que também é presidente do sindicato dos médicos do país, foi publicada no site oficial dos profissionais de saúde da França. A teoria, no entanto, segundo a Agência Regional de Saúde, não foi comprovada.   

Garrigou-Grandchamp disse que alertou sobre a chegada de torcedores da Juventus no país, mas afirmou que as autoridades francesas responderam que “Turim não era a Lombardia”, local onde começou os contágios no território italiano.   

“Não faz sentido. Aqueles que seguem o futebol sabem que o clube de Turim tem fãs em toda a Itália e até fora! Tanto que, duas semanas depois, houve uma verdadeira explosão de casos da Covid-19 na região de Rodano”, explicou o médico na tese.   

O jornal “Le Parisien”, por sua vez, destacou o jogo entre Paris Saint-Germain (PSG) e Borussia Dortmund, no dia 11 de março, quando milhares de torcedores se reuniram no lado de fora do Parc des Princes para apoiar os atletas, que jogaram de portões fechados ao público.   

Outro jogo considerado que pode ter ajudado a transformar a província de Bérgamo, na Itália, no epicentro da pandemia do coronavírus no país foi entre Atalanta e Valencia.   

Segundo dados da Universidade Johns Hopkins, a França possui quase 60 mil casos confirmados de coronavírus, além de 5.398 mortes.(ANSA)