Em meio à pandemia do novo coronavírus, uma atitude de um médico chamou atenção. Pedro Diniz, de 40 anos, publicou em sua rede social um vídeo no qual dança com uma paciente o sucesso “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga, cantado pela equipe de UTI do hospital Universitário de Petrolina, no Pernambuco.

“Toda a equipe que está cuidando da paciente já vinha exercendo algumas ações para humanizar um pouco mais o cuidado, diminuir o isolamento e a solidão”, revela o médico ao portal NE 10. Além desta ação, a paciente de Covid-19 conseguiu que ela visse a família da sacada da unidade. “Foi uma cena muito emocionante”, relatou o médico.

“Eu brinquei que a gente ia fazer um teste exercendo alguma atividade realizando algum esforço, para ver se ela conseguia ir pra casa sem o oxigênio”, contou.

O objetivo também era aproximar o profissional de saúde do paciente já que a possibilidade de contágio e os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) formam barreiras naturais.

“Foi para aproximar e transmitir um pouco mais de afeto, [mesmo] com toda aquela roupa, aquela paramentação, que nos separa das pessoas”.

“Eu desenvolvi um vínculo com ela, tomei algumas medidas mais intensivas e arriscadas que coincidiram de ser no meu plantão”, explicou. Além disso, o médico disse ao portal que a paciente pode receber alta ainda nesta quarta-feira (22) ou na próxima quinta-feira (23).

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Assim, com a pequena festa dentro da UTI, que é exclusiva para pacientes com a covid-19 ou com suspeita da doença, Pedro afirma que a equipe também foi ajudada. “Ela ficou super bem humorada, nós brincamos depois, ela colocou mais música para o pessoal ouvir […], então foi uma relação bilateral, a gente a ajudou e ela nos ajudou”.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias