O desafio de fazer um bebê dormir pela noite toda é algo que a maioria dos pais já enfrentou. Porém, Samia Marsili, médica e palestrante, existe uma maneira de fazer com o bebê crie uma rotina de sono.  “Dormir é essencial para todas as pessoas, independentemente da idade. De bebês até idosos, o sono tem a função de equilibrar hormônios, restabelecer novas funções do organismo e descansar o físico, além de outras tarefas “designadas” a ele”, disse.

A especialista explica que no caso dos bebês e crianças, a falta de uma noite bem dormida pode acarretar alguns problemas, inclusive, o próprio desenvolvimento educacional.

“Uma criança que consegue dormir bem durante a noite, consegue raciocinar melhor, brincar, imaginar, oferecer resoluções, realizar atividades escolares, manter o humor mais estabilizado e manter suas funções físicas adequadas à sua necessidade”, explica Samia.

Confira abaixo os 7 hábitos  orientados pela médica:

01 – Diário do Sono
“O primeiro passo para entender como fazer seu filho dormir é o Diário do Sono. Faça isso por alguns dias e depois avalie as suas anotações. Com atenção, você vai notar que existe um padrão estabelecido. Com esses dados em mãos, será mais fácil estabelecer os próximos cuidados que certamente poderão durar até a fase adulta do seu filho.”

02 – Como fazer seu filho dormir com a cadeia de gatilhos
Desenvolva uma cadeia de gatilhos para que a criança perceba que não tem outra opção que não seja a caminha ou o berço. Seguindo cada etapa da cadeia, o organismo da criança já começa a se adaptar ao momento do descanso.

“Você pode começar, por exemplo, dando um banho em seu filho. Em seguida, colocar um pijama. Em seguida, beber água e assim por diante. Nos primeiros dias terá que ser mais persistente, mas, após alguns dias assim, o bebê já vai conseguir associar que está chegando o momento do descanso”, disse.

03 – Rotina é rotina

É muito comum que as crianças façam uma certa manha por não quererem dormir e, nesse momento, os pais não podem cair nos encantos do pequeno. “É muito importante que o bebê compreenda que a rotina não vai se alterar. Ele vai seguir a cadeia de gatilhos até o sono”, pontuou.

04 – Objeto de transição

“Você sempre pode contar com algumas técnicas para facilitar a implementação do Treinamento do Sono. Uma técnica que pode dar certo – na maioria dos casos – é oferecer ao seu bebê um objeto de transição. Você pode utilizar um objeto do quarto dele mesmo, como um ursinho ou uma fralda, por exemplo, e explicar que aquele é o companheiro para dormir. Assim, a criança vai associar que quando pegar aquele objeto, ela vai dormir”, acrescentou.

05 – Treinamento e amor
Encontrar a maneira certa de como fazer seu filho dormir é um momento que exige calmaria e paz. “Sempre respire fundo antes de começar a escalar sua cadeia de gatilhos. Lembre-se: através do amor se aprende muito mais”, disse.

06 – Deixe que o bebê aprenda a dormir sozinho
“Você precisa ter em mente que ele não está chorando por estar se sentindo abandonado e, sim, por outras questões. O ideal é que o bebê compreenda que o choro não é uma moeda de troca na hora do sono e, assim, ele aprende a voltar pro descanso. Esse método é bastante desafiador, pois é muito difícil deixar uma criança chorando sem oferecer colo. Entretanto, alguns dias serão o suficiente para que ela entenda que se acordar, ela deverá dormir de novo.”

07 – Observe sempre
“Você vai dar início ao Treinamento através da observação e vai continuar observando sempre. Mantenha-se vigilante durante os primeiros dias do Treinamento que em pouco tempo, você já estará com mais controle sobre o sono do bebê.”