Claudia Raia surpreendeu ao anunciar que está grávida pela terceira vez, aos 55 anos. A atriz, casada há 12 anos com o ator Jarbas Homem de Mello, já havia comentado a vontade de ser mãe novamente e que havia congelado óvulos.


+ Príncipe William herda propriedade de 685 anos no valor de US$ 1 bilhão
+ Modelo promete ‘nudes’ por vitória de time, mas clube perde por 6-2

“São raros relatos de gestação natural nessa idade e, com fertilização in vitro com óvulos próprios, a probabilidade de gravidez após os 45 anos não chega a 1%. É um fenômeno raro o que aconteceu com ela”, explica a médica Carla Iaconelli, especialista em Reprodução Humana, à IstoÉ.

“Só é seguro fazer fertilização in vitro nessa idade se a paciente tem saúde. Para isso, é preciso medir IMC, frequência cardiológica,  pulmonar, se tem risco de trombose e risco de incidência de câncer. É preciso fazer uma verdadeira investigação antes de transferir um embrião para a mulher”, continua.

Segundo as normas do Conselho Federal de Medicina, a idade máxima segura para engravidar seria aos 50 anos. “Nos livros de medicina, as gestações são consideradas tardias quando a mulher tem mais de 35 anos. Mas temos que nos atualizar porque, cada vez mais, as mulheres estão deixando para engravidar mais tarde e a população de gestantes mais velhas está aumentando”, orienta.

Síndromes obstétricas

Segundo a médica, existem sérios riscos de síndromes obstétricas, como eclâmpsia, diabetes, trombose, descolamento de placenta e prematuridade nessa faixa etária de Claudia Raia. “São inúmeras complicações e a decisão tem que ser tomada em conjunto com o médico”, finaliza.


Veja mais vídeos de Istoé Gente