Considerado um dos ícones na história do judô mundial, Toshihiko Koga morreu nesta quarta-feira (24) aos 53 anos. O japonês não resistiu a um câncer em Kawasaki, no Japão.

O campeão olímpico nos Jogos de Barcelona, em 1992, já havia retirado um rim por conta da doença no ano passado e desde então seu quadro só se agravou, conforme divulgado pela imprensa japonesa.

Além de duas medalhas olímpicas, ouro em Barcelona e prata em Atlanta, em 1996, Koga também foi tricampeão mundial em Belgrado 1989, Barcelona 1991 e Chiba 1995.

Toshihiko Koga (Crédito:Reprodução Twitter)

A morte da lenda do judô repercutiu no mundo toda e personalidades da modalidade usaram as redes sociais para prestar a última homenagem ao ex-lutador.

https://www.instagram.com/p/CMzMp6dHDun/?utm_source=ig_embed

“Meu grande respeito a Toshihiko Koga e apoio aos familiares. Meu coração está com todos os japoneses neste momento e a todos da família do judô”, escreveu o bicampeão olímpico Teddy Rinner.

https://www.instagram.com/p/CMy-Bdlg54h/?utm_source=ig_embed

“Por quantas e quantas vezes meu professor, sensei Uichiro Umakakeba, contou histórias sobre ele e emprestou para meu pai, fitas de VHS para assistirmos em casa!!! Era bonito de se ver, um judô plástico e muito objetivo, a busca pelo ippon!! Bons exemplos devem ser seguidos!! Descanse em paz campeão!! Arigato!!”, escreveu Camilo.

https://www.instagram.com/p/CMzUDosD-VV/