Esportes

Medalhista de ouro do Irã é acusado de ser ‘terrorista’


TÓQUIO, 31 JUL (ANSA) – O atleta iraniano Javad Foroughi, medalha de ouro no tiro esportivo 10 metros, foi acusado por adversários e por um grupo do país de ser um “terrorista” porque fez parte do Corpo dos Guardiões da Revolução Islâmica.   

A organização começou a ser considerada terrorista há cerca de dois anos durante o governo de Donald Trump nos Estados Unidos.   

O título também foi dado pelo Bahrein e pela Arábia Saudita, mas não por países europeus ou algum órgão mundial. Foroughi é enfermeiro e, segundo a mídia de Teerã, ele está no quadro dos Guardiões apenas como profissional sanitário. Ainda conforme as publicações, ele aprendeu a atirar durante o período que atuou como voluntário em um hospital da Síria, em 2013, para defesa própria. No entanto, após receber a medalha de ouro, ele bateu continência militar e suscitou críticas.   

Um dos primeiros a se manifestar foi um adversário, o sul-coreano Jin Jongoh, que ficou na 15ª colocação. “Como pode um terrorista vencer o ouro? Essa é a coisa mais absurda e ridícula que já vi”, disse à mídia nacional.   

Quem também se manifestou foi o grupo United for Navid, que se formou após o lutador esportivo Navid Afkari ser enforcado pela Justiça do Irã em 2020 por esfaquear um segurança. Em nota, a organização afirmou que “conceder uma medalha de ouro olímpica a um membro de uma organização terrorista é uma afronta terrível aos atletas e ideais olímpicos e deixa uma mancha no COI”.   

Questionado por jornalistas nesta sexta-feira (30), o porta-voz do Comitê Olímpico Internacional (COI), Mark Adams, afirmou que “se alguém tem provas, que nos envie” para análise. Caso for comprovada alguma ligação, a medalha pode ser retirado. (ANSA).   

Veja também
+Deolane Bezerra, viúva de MC Kevin, revela que fez cirurgia na vagina
+ Vídeos mostram pessoas preparando saladas com Cheetos no TikTok
+ Mulher e filho de Schumacher falam sobre saúde do ex-piloto
+ Carvão “gourmet” que não suja as mãos vira meme nas rede sociais; ouça
+ Mãe encontra filho de 2 anos morto com bilhete ao lado ao chegar em casa
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago