Um erro no site do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) que ocorreu na terça-feira, 30, descrito pelo MEC (Ministério da Educação) como uma “divulgação indevida”, confundiu muitos vestibulandos de todo o Brasil que receberam a informação de estarem aprovados em universidades pela plataforma, mas na realidade não haviam se qualificado quando os resultados oficiais saíram. “A ocorrência está sendo rigorosamente apurada”, afirmou a pasta em contato com a IstoÉ.

+ MEC divulga resultado do Sisu 2024

+ Sisu 2024: universidades abrem período de matrículas; veja os documentos necessários

Nas redes sociais, muitos estudantes divulgaram a aprovação em várias instituições de ensino ao redor do Brasil, entretanto, o que era a realização de um sonho se tornou um pesadelo, já que um erro no sistema do portal efetuou uma divulgação não oficial. Um usuário identificado como “Tigas” relatou no X (antigo twitter) que após descobrir que havia “passado” depois de conferir o site na manhã do dia 30, chegou a raspar a cabeça.

“Eu e minha família fizemos aquela festa toda, fomos para o cursinho comemorar, tirei muitas fotos e saí em rádio. Até que, pela tarde, o PNE (Plano Nacional de Educação) fala que os resultados da manhã do dia 30 seriam desconsiderados”, contou o usuário revoltado com a situação. “Tigas” teria ficado tranquilo esperando que a vaga já estivesse garantida, mas após a divulgação na sexta-feira, 31, haviam duas pessoas com a nota maior que ele.

O estudante teria ficado abaixo da nota de corte e a aprovação de TI na UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) era uma “ilusão”. “Sigo incrédulo como o sistema pode brincar tanto com os sentimentos dos estudantes, com o psicológico, como se não fôssemos humanos todos com expectativas e sonhos”, escreveu, agradecendo o MEC ironicamente ao final da postagem.

Em resposta, a UNE (União Nacional dos Estudantes) afirmou que todos as denúncias similares serão encaminhadas ao MEC, qualificando a situação como absurda e complementando que será criada uma plataforma para os estudantes relatarem tal ocorrência com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). “Não podem brincar com nossos sonhos”, finalizou a organização.

Em contato com a IstoÉ, o MEC declarou por meio de comunicado que os resultados do Sisu 2024 estão disponíveis e as inscrições seguem até o dia 7 de fevereiro, assegurando que o sistema é confiável e os resultados oficiais não são modificados. “O que houve foi uma divulgação indevida de resultados provisórios, ainda não homologados, durante 25 minutos da manhã do dia 30 de janeiro.”

A pasta ainda conclui que mais de dois milhões de estudantes disputaram as 264 mil vagas disponibilizadas pelo Sisu, e que as listas de espera para quem não foi aprovado na primeira chamada durarão todo o ano, com o candidato podendo manifestar interesse em participar até o dia 7 de janeiro.