A rede de fast food Mc Donald’s decidiu retirar do cardápio os dois sanduíches da linha “Novos McPicanha”. A medida vale para todos os restaurantes do Brasil a partir desta sexta-feira (29). Nesta semana, a empresa recebeu uma notificação do Ministério da Justiça, que pediu explicações sobre a possível prática de propaganda enganosa pelo fato de os sanduíches não possuírem picanha.

Em nota ao Uol, o Mc Donald’s pediu desculpas “se o nome escolhido gerou dúvidas” e que “está avaliando os próximos passos”. A empresa tem prazo de 10 dias para apresentar explicações dos produtos à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).

Conforme o Ministério da Justiça, caso seja comprovada a falta de transparência com o consumidor, “existe a possibilidade de apreensão, suspensão e proibição do produto, multa ou até mesmo a cassação da licença do estabelecimento”.

Na quinta-feira (28), o McDonald’s admitiu que a carne utilizada na nova linha de sanduíches, a ‘McPicanha’, não é do tipo picanha. A empresa reconheceu o fato após forte repercussão nas redes sociais, o que fez ao menos dois Procons pedirem respostas da rede de fast food.

Segundo nota do McDonald’s, os novos ‘McPicanha’ são desenvolvidos com um sabor “mais acentuado de churrasco”, obtido por meio de um molho com aroma natural de picanha”. O hambúrguer, de acordo com o comunicado, é “100% carne bovina, produzido com um blend de cortes selecionados”.