Um enxame de abelhas atrasou o desembarque de passageiros de um avião que havia pousado no Aeroporto de Natal, no Rio Grande do Norte, vindo de Fernando de Noronha (PE), durante a tarde de segunda-feira, 22. Imagens do incidente mostram os insetos se acumulando nas asas da aeronave. Não houve feridos e após a resolução da ocorrência todos as pessoas a bordo desceram do meio de transporte com segurança.

+ Avião militar russo cai perto da Ucrânia com 74 a bordo

+ Avião sai de Natal rumo a MG e dá meia-volta após 25 minutos por ‘questões técnicas’

Confira imagens do enxame de abelhas abaixo:

Em contato com a IstoÉ, a Inframerica, empresa responsável por administrar o Aeroporto de Natal, afirmou que os bombeiros civis do próprio estabelecimento foram acionados para tentar retirar as abelhas do local. Os agentes teriam conseguido espantar os insetos e efetuar o desembarque com sucesso. A ação não gerou impacto no pleno funcionamento do aeródromo.

Entretanto, de acordo com o G1, os passageiros tiveram que esperar uma hora para descer, devido ao contratempo. À IstoÉ, a Voepass Linhas Aéreas, responsável pelo voo, relatou que os insetos se alojaram na superfície do avião, que teve de passar por uma manutenção após o ocorrido, mas já foi liberada. “A companhia seguiu com todos os protocolos de segurança, mantendo a aeronave fechada e refrigerada”, declarou a empresa.

Mayday

Aeronave pousou em segurança e ninguém se feriu (Crédito: Divulgação)

Estava difícil sobrevoar Natal na segunda-feira. Em outro caso, um avião da Azul que iria de Natal (RN) até Belo Horizonte (MG) sofreu um problema no ar e precisou voltar ao aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, 25 minutos depois da decolagem. A aeronave pousou em segurança e ninguém ficou ferido.

De acordo com informações da Folha de S.Paulo, o piloto anunciou “mayday” por três vezes, o que na aviação quer dizer que a aeronave está em risco iminente e que necessita de ajuda urgente.

Plataformas de rastreamento de voos mostraram que a aeronave estava a pouco mais de 36 mil pés (11 km) de altitude quando o piloto deu o aviso de “mayday” no rádio e realizou o pouso emergencial.

Confira a nota na íntegra abaixo: 

A Azul informa que, por questões técnicas identificadas após a decolagem, o voo AD4001 (Natal-Confins) precisou voltar ao aeroporto de origem. O pouso aconteceu em segurança e os clientes desembarcaram normalmente. A companhia ressalta que os clientes estão recebendo toda assistência necessária, conforme prevê a resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e serão reacomodados em outros voos. A Azul lamenta eventuais transtornos causados e reforça que ações como essa são necessárias para garantir a segurança de suas operações.