A brasileira Maya Gabeira bateu seu próprio recorde mundial de maior onda já surfada por uma mulher, domando um colosso de 73,5 pés (22,25 metros) no dia 11 de fevereiro em Nazaré, Portugal, anunciou nesta quinta-feira a World Surf League.

A surfista de 33 anos, que quase se afogou em 2013 durante a sua primeira sessão no mítico enclave português, superou até os homens este ano.

O melhor desempenho masculino, estabelecido pelo americano Kai Lenny no dia 11 de fevereiro, também em Nazaré, foi numa onda de 21,33 metros.

“Corri mais riscos do que o normal”, disse Maya Gabeira no comunicado da WSL. “Eu estava indo muito rápido, mas o barulho que a onda fez quando quebrou me fez perceber que era provavelmente a maior que eu já havia surfado”.

A WSL decidiu recorrer a cientistas para desempatar entre a brasileira, cujo recorde mundial anterior (68 pés, 20,72 metros) também foi estabelecido em Nazaré em 2018, e a francesa Justine Dupont, a quem ultrapassou “por apenas 2 ou 3 pés”, dependendo da instância.

A francesa pode ser consolada com mais dois troféus atribuídos nos Big Waves Awards da WSL, a melhor performance e melhor ‘ride’ (trajetória na onda) do ano.

“Sou um grande fã da Justine e do que ela fez em Nazaré”, disse Gabeira.

“Acho que é um dos motivos que me levaram a me entregar totalmente. Já ia desistir há alguns anos, mas vi sua evolução e disse a mim mesmo que deveria continuar por mais alguns anos”.

Os Big Waves Awards, entregues há 20 anos, são atribuídos por um grupo de jurados da WSL após a análise de imagens de vídeo e fotos das performances enviadas pelos surfistas.

gf/fbx/iga/aam