O holandês Max Verstappen (Red Bull) vai largar na frente no Grande Prêmio da Arábia Saudita, segunda etapa do Mundial de Fórmula 1, depois de dominar o treino de classificação realizado nesta sexta-feira (8), no circuito de rua de Jidá.

Verstappen, que fez a 34ª pole position de sua carreira, ficou à frente do monegasco Charles Leclerc (Ferrari) e de seu companheiro de equipe, o mexicano Sergio Pérez.

Esta é a primeira vez em quatro participações que o holandês consegue ser o mais rápido em um treino de classificação na Arábia Saudita. Ele parte como favorito para a corrida, que será disputada no sábado.

“O dia foi muito bom. Melhoramos o carro em relação a ontem [quinta-feira, dia de treinos livres] e isso me deu mais confiança. Eu me senti muito cômodo no carro. As corridas aqui costumam ser uma loucura, mas estou confiante de que o carro vai funcionar muito bem”, declarou Verstappen.

Como no Bahrein, na semana passada, a segunda posição do grid ficou com Leclerc, que dividirá a primeira fila com o holandês da Red Bull pela quinta vez consecutiva.

O veterano espanhol Fernando Alonso (Aston Martin), mais rápido nos treinos de quinta-feira, vai largar em quarto, à frente das McLaren do australiano Oscar Piastri e do britânico Lando Norris.

A quarta fila será ocupada pelas duas Mercedes, dos britânicos George Russel e Lewis Hamilton, enquanto o japonês Yuki Tsunoda (Racing Bulls) e o canadense Lance Stroll (Aston Martin) fecham o Top 10.

O britânico Oliver Bearman, que teve que substituir Carlos Sainz na Ferrari, após o espanhol ter sido diagnosticado com apendicite, foi o 11º em sua primeira participação em um treino de classificação da Fórmula 1.

Aos 18 anos e dez meses, Bearman se tornará no sábado o terceiro piloto mais jovem a disputar um GP da categoria.

— Grid de largada do Grande Prêmio da Arábia Saudita de Fórmula 1:

1ª fila:

Max Verstappen (HOL/Red Bull)

Charles Leclerc (MON/Ferrari)

2ª fila:

Sergio Pérez (MEX/Red Bull)

Fernando Alonso (ESP/Aston Martin)

3ª fila:

Oscar Piastri (AUS/McLaren)

Lando Norris (GBR/McLaren)

4ª fila:

George Russell (GBR/Mercedes)

Lewis Hamilton (GBR/Mercedes)

5ª fila:

Yuki Tsunoda (JPN/Racing Bulls)

Lance Stroll (CAN/Aston Martin)

6ª fila:

Oliver Bearman (GBR/Ferrari)

Alexander Albon (TAI/Williams)

7ª fila:

Kevin Magnussen (DIN/Haas)

Daniel Ricciardo (AUS/Racing Bulls)

8ª fila:

Nico Hülkenberg (ALE/Haas)

Valtteri Bottas (FIN/Sauber)

9ª fila:

Esteban Ocon (FRA/Alpine)

Pierre Gasly (FRA/Alpine)

10ª fila:

Logan Sargeant (EUA/Williams)

Zhou Guanyu (CHN/Sauber)

nb/dr/cb