O piloto holandês Max Verstappen (Red Bull), líder do Mundial de Fórmula 1 (F1), vai largar na pole position no Grande Prêmio do Japão, depois de ter sido o mais rápido no treino de classificação, realizado neste sábado (23), no circuito de Suzuka.

Verstappen superou as McLaren do australiano Oscar Piastri, que marcou o segundo melhor tempo, e do britânico Lando Norris, terceiro.

+Com casa cheia, Atlético-MG enfrenta o Cuiabá para seguir em busca do G-6 do Brasileiro

Esta é a nona pole do holandês na temporada. O piloto da Red Bull está a caminho de levantar seu terceiro título mundial.

“Tem sido um fim de semana incrível até agora, especialmente na classificação, o carro estava muito bom de dirigir”, disse Verstappen, cujo fraco desempenho no GP de Singapura, na semana passada, já parece muito distante.

A quarta posição no grid de domingo será do monegasco Charles Leclerc (Ferrari), enquanto o mexicano Sergio Pérez (Red Bull) fecha o Top 5.

O treino classificatório foi marcado pelo acidente do americano Logan Sargeant (Williams), que provocou bandeira vermelha no início do Q1.

O americano, único piloto titular que ainda não tem contrato garantido para 2024, saiu da pista na última curva e destruiu seu carro ao bater no muro de proteção.

No domingo, a Red Bull (597 pontos) terá mais uma chance de garantir o sexto título de construtores de sua história. Para conseguir isso, deve marcar pelo menos um ponto a mais que a Mercedes (289 pontos), enquanto a Ferrari (265) pode somar mais de 23 pontos.

hdy/lve/cb