ROMA, 20 DEZ (ANSA) – Uma onda de mau tempo foi registrada na tarde desta sexta-feira (20) no extremo oeste da Ligúria, na Itália, provocando uma intensa movimentação no mar da região, com ondas atingindo cerca de sete metros de altura.   

Os dados foram divulgados pela Proteção Civil em Gênova e revelam que os fortes ventos passaram entre 120 km/h e 145 km/h, principalmente em Fontana Fresca, devido a chuva intensa.   

Já nas áreas costeiras, as rajadas atingiram 100 quilômetros por hora.   

“Como esperado, picos de 200 milímetros de chuva caíram em diferentes áreas do centro-oeste da Ligúria. […] Agora a frente fria está se movendo para o leste e os fenômenos mais intensos são esperados no meio da noite. No momento é um ótimo resultado não ter causado danos significativos a coisas ou pessoas”, explicou Giovanni Toti, governador da Ligúria. Com base nas novas previsões meteorológicas, o Departamento de Proteção Civil emitiu um alerta laranja de risco para a Campânia e para as áreas de Emília-Romanha, Friuli Venezia Giulia, Lombardia, Ligúria, Toscana, Lazio, Úmbria, Molise, Basilicata e Sardenha. Em algumas regiões, as prefeituras decretaram o fechamento de escolas, parques e até mesmo cemitérios. Além disso, bombeiros e autoridades estão inspecionando os territórios e realizando intervenções de segurança. (ANSA)