Reprodução/Climatempo

Alguns espectadores da Superlua poderão ficar frustrados nesta segunda-feira (14). Isso porque, devido à nebulosidade, será difícil observar o fenômeno em algumas regiões brasileiras, conforme informações do site Climatempo.

De acordo com o mapa, a região nordeste e extremo sul do País serão as mais favoráveis para apreciação da Superlua. Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará serão os estados privilegiados com previsão de céu sem chuva e com poucas nuvens. Grande parte da região norte, centro-oeste e sul terão visibilidade moderada. Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e região leste do estado de São Paulo, infelizmente, terão predomínio de céu nublado com alto risco de chuvas.

Apesar de já haver registros da Superlua no dia 13 de novembro em alguns países, o melhor dia para observá-la será hoje, 14 de novembro, devido à coincidência da Lua cheia com o fenômeno perigeu, quando há a maior proximidade da Terra com Lua, deixando o satélite ainda mais visível e brilhante — o que ocorreu pela última vez em 1948.

Quem perder esta Superlua poderá observar outra (menos intensa) no dia 14 de dezembro.

Confira imagens da Superlua pelo mundo