WASHINGTON, 12 JAN (ANSA) – Após vários meses de estudo e pesquisa, a Mattel anunciou o lançamento de sua primeira boneca Barbie com transtorno do espectro autista.
A empresa californiana afirmou que o brinquedo integrará a linha Barbie Fashionistas e faz parte de um amplo projeto da gigante americana para celebrar a diversidade.
A Mattel já possui modelos com diferentes tons de pele e tipos de cabelo e corpos. Além disso, a empresa já comercializa bonecas com Síndrome de Down, deficiência visual e diabetes tipo 1.
“A boneca foi criada com a contribuição da comunidade autista para representar as maneiras comuns pelas quais as pessoas autistas vivenciam, processam e se comunicam com o mundo ao seu redor”, afirmou a empresa em um comunicado.
O brinquedo possui cotovelos e pulsos articulados, ao contrário das Barbies tradicionais, o que permite à boneca realizar movimentos repetitivos, bater palmas e fazer outros gestos que alguns membros da comunidade autista utilizam para processar informações sensoriais ou expressar entusiasmo.
Os olhos da nova Barbie são ligeiramente deslocados para o lado, refletindo como alguns membros da comunidade evitam o contato visual direto.
A Mattel acrescentou que o modelo vem acompanhado de um brinquedo antiestresse sensorial, fones de ouvido com cancelamento de ruído e um tablet. A empresa também informou que doará pelo menos mil bonecas para hospitais infantis americanos que oferecem serviços específicos para o atendimento de crianças com autismo. (ANSA).