MILÃO, 5 FEV (ANSA) – Na véspera da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão e Cortina d’Ampezzo, o presidente da Itália, Sergio Mattarella, desejou “mais do que medalhas” para os atletas de seu país, mas “empenho, lealdade e respeito pelos outros”.
“A primeira competição é consigo mesmo e com os seus próprios limites, para se superar e melhorar, e depois vem a competição com os outros participantes”, disse Mattarella nesta quinta-feira (5) ao se encontrar com a delegação italiana na Vila Olímpica de Milão.
O chefe de Estado acrescentou que espera que a Itália “ganhe muitas medalhas nos jogos”, mas para ele, o mais importante é “como” os atletas irão enfrentar os desafios: “com empenho, dando tudo de si, com lealdade e respeito pelos outros”.
“É uma competição que oferece ao mundo um espetáculo de extraordinário valor, de convivência, de amizade, de humanidade e de seriedade”, destacou Mattarella aos representantes da Itália, país sede do evento em 2026, reforçando que “a competição com atletas de todo o mundo será entusiasmante e estimulante”.
“O primeiro resultado é a participação conjunta dos participantes, com o valor do esporte que transmite uma mensagem de paz e serenidade ao mundo”, concluiu o presidente, antes de desejar “boa sorte” à equipe italiana. (ANSA).