Mattarella faz última saudação a embaixadores e elogia Farnesina

ROMA, 20 DEZ (ANSA) – O presidente da Itália, Sergio Mattarella, fez um discurso no fechamento de um encontro entre embaixadores italianos no mundo nesta segunda-feira (20) e aproveitou a oportunidade para se despedir dos representantes, já que deixará cargo em janeiro do ano que vem.   

“Permitam-me, enfim, nessa última ocasião em que posso me dirigir a sua comunidade, de exprimir felicitações para o Natal, para o Ano Novo e para o futuro. Ao olhar os últimos sete anos, não posso deixar de destacar como a atividade internacional seria impossível sem o ministério, sem a disponibilidade, apoio e indicações. Graças a vocês, continua a obra do testemunho dos valores de paz”, afirmou aos presentes.   

Mattarella ainda elogiou a iniciativa da Farnesina de dar um título permanente e nomear uma sala do Ministério com o nome do embaixador Luca Attanasio, assassinado no Congo em fevereiro deste ano, ao lado do policial italiano Vittorio Iacovacci e do motorista congolês Mustapha Milambo.   

Por sua vez, o ministro das Relações Exteriores, Luigi Di Maio, afirmou em seu discurso que queria “agradecer” Mattarella por seu “extraordinário apoio” na ação política exterior italiana.   

“Desde as importantes visitas que fez no exterior aos numerosos chefes de Estado que acolheu em Roma: cada um dos seus encontros e contatos deu brilho, prestígio e autoridade à Itália. Eu o agradeço em nome da Farnesina e no meu pessoal por esse apoio impagável”, destacou Di Maio. (ANSA).