Mattarella e Meloni destacam paz e democracia nos 165 anos da unificação da Itália

ROMA, 17 MAR (ANSA) – O presidente da Itália, Sergio Mattarella, e a primeira-ministra Giorgia Meloni destacaram a paz, a democracia e a união durante as celebrações, nesta terça-feira (17), dos 165 anos da unificação do país.   

“Convido vocês a defenderem e implementarem, com coerência e visão de futuro, os princípios de liberdade, justiça e paz sobre os quais a República foi fundada, para que continuem a guiar as ações das instituições e da sociedade na busca de uma convivência pacífica, solidária e autenticamente democrática”, disse Mattarella em sua mensagem para o Dia da Unidade Nacional, da Constituição, do Hino Nacional e da Bandeira.   

Já a premiê do país prestou um agradecimento.   

“Meus agradecimentos a todos que contribuem para fazer da Itália uma nação unida”, disse Meloni.   

Os chefes de Estado e de governo depositaram coroas de flores no Túmulo do Soldado Desconhecido, no monumento a Vittorio Emanuele II, o primeiro rei da Itália unificada, no local conhecido como “Altar da Pátria”, em Roma.   

Em 17 de março de 1861 foi proclamada, em Turim, no Piemonte, a unificação do país. (ANSA).