Mattarella critica uso de armas nucleares e faz alerta sobre ONU

VIENA, 11 NOV (ANSA) – O presidente da Itália, Sergio Mattarella, defendeu o desarmamento e a não proliferação de armas nucleares durante discurso em Viena, na Áustria, em um evento para celebrar os 25 anos da Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado Transnacional.   

“É necessário fortalecer e não demolir, a arquitetura relativa ao desarmamento e à não proliferação de armas nucleares, em um momento histórico em que, pelo contrário, assistimos a inaceitáveis alusões para a utilização de armas de destruição em massa”, declarou o chefe de Estado italiano ao lado de seu homólogo austríaco, Alexander Van der Bellen.   

Ao mesmo tempo, Mattarella destacou a continuidade da luta contra o crime organizado, tema do evento que celebra o aniversário do principal tratado internacional voltado ao seu combate.   

“Trata-se de uma responsabilidade moral comum [a luta contra o crime organizado] que cabe à comunidade internacional como um todo e que deve uni-la”, disse.   

Em meio às atuais tensões geopolíticas em diversos continentes, o italiano também abordou o papel da ONU para a manutenção da paz.   

“Apesar de suas limitações, as Nações Unidas permanecem como um extraordinário e insubstituível instrumento de paz e de estabilidade, que seria impossível enfraquecer”, concluiu Mattarella. (ANSA).