Mattarella chama drones russos na Polônia de ‘ato gravíssimo’

LIUBLIANA, 10 SET (ANSA) – O presidente da Itália, Sergio Mattarella, classificou a série de drones russos na Polônia na madrugada desta quarta-feira (10) como um “episódio gravíssimo”, levantando um alerta para uma possível escalada da guerra na Ucrânia no restante da Europa.   

“Isso cria um alarme que nos leva para algo maior que pode terminar em um abismo descontrolado de violência”, declarou Mattarella durante visita oficial à Eslovênia.   

Segundo o chefe de Estado italiano, o cenário atual da guerra na Ucrânia é acentuado pelas “declarações ameaçadoras do Kremlin aos países europeus”.   

“Isso é alarmante. Há um risco extremamente alto de escalar para um conflito de dimensões inimagináveis e incontroláveis”, reforçou o presidente da Itália em Liubliana, que chegou a comparar o conflito em curso com o início da Primeira Guerra Mundial, em 1914.   

Em meio aos esforços dos Estados Unidos e da União Europeia para colocar fim ao confronto entre Rússia e Ucrânia que já dura mais de três anos, no domingo (7), um novo ataque das forças de Vladimir Putin contra Kiev danificou o palácio do governo do país, informou a primeira-ministra ucraniana, Yulia Svyrydenko.   

Além disso, a administração de Volodymyr Zelensky também acusou Moscou de um bombardeio recorde, com mais de 820 drones e mísseis. (ANSA).