Macaé — A ideia surgiu quando um grupo de pessoas que trabalhava no setor de saúde mental do programa Estratégia Saúde da Família (ESF) percebeu que o manejo da terra e o cultivo de uma horta poderiam produzir efeitos positivos no tratamento dos acolhidos. Em pouco tempo, o projeto Que mato é esse?”se expandiu para outras unidades que prestam assistência semelhante, e lidam com a reabilitação física e psicológica. Na manhã desta terça, foi celebrada a primeira colheita do ano da horta do Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (CRIADD), no bairro Visconde de Araújo.
Funcionários da instituição e os jovens assistidos tiraram do solo alfaces, rabanetes, erva-doce, chicória. “As hortaliças são doadas para a comunidade e os assistidos pela ESF”, comenta o assistente social Jakces Cavalcante, um dos responsáveis pelo Que mato é esse?.
Os benefícios daqueles que participam da cuidado com a horta são percebidos diariamente, e produzem efeitos duradouros na saúde e bem-estar geral não apenas dos acolhidos, mas do seu entorno familiar, garante Marcelo Santos, diretor do CRIADD.

Mato que alimenta corpo e espírito
Os jovens assistidos pelo Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (CRIADD) de Macaé tiveram melhora geral de comportamento e bem-estar quando passaram a cuidar de uma horta no local – Ana Chaffin/Divulgação prefeitura de Campos

“Nós não obrigamos a participação de todos, somente daqueles que mostram interesse em cuidar das hortaliças, pois é um trabalho delicado e precisa de muita dedicação”, diz Santos, que sublinha que os alimentos não recebem nenhum tipo de agrotóxico. O diretor também aponta a melhora nos hábitos alimentares dos adolescentes.
“Gosto muito de cuidar da horta e também de consumir os produtos que a gente colhe dela”, conta M.B., de 17 anos, que começou a se interessar pelo projeto há apenas dois meses.
“O que mais gosto de fazer é regar as hortaliças”, diz A.P., 15 anos, que passou a se dedicar à horta há apenas 15 dias.
Amanhã, a festiva colheita será realizada na ESF de Imbetiba e, na quinta, é a vez da horta de Campo D’Oeste.