Quando o assunto é ter uma pele linda e naturalmente brilhante, você pode imaginar que são necessários diversos produtos caros de skincare para obter um bom resultado. Felizmente, uma técnica simples e gratuita pode te ajudar nessa missão: a massagem linfática facial

+ 6 dicas para evitar o inchaço após as refeições

+ Como a massagem pode fortalecer o bem-estar de pacientes com Parkinson

Com informações da “POPSUGAR”, entenda como funciona o procedimento e como fazê-lo em casa.

O que é massagem linfática facial e como ela beneficia a pele

A técnica consiste em estimular o sistema linfático, que atua como um sistema de “despejo” de toxinas e resíduos corporais. Ele é composto pela linfa (fluido) e pelos linfonodos, estruturas que funcionam como filtros, monitoram o fluxo de linfas e produzem células e anticorpos para combater infecções. O corpo humano contém mais de 600 linfonodos, muitos deles localizados no pescoço, virilha e axilas.

Diferentemente do sistema circulatório, o sistema linfático não é bombeado pelo coração. Isso significa que, por vezes, pode haver um acúmulo de fluidos em seus vasos, o que pode ser minimizado por alguns minutos de massagem. Dessa forma, o portal destaca que massagear, especialmente locais onde os linfonodos estão localizados, pode aumentar a drenagem linfática, reduzir a retenção de líquidos e estimular a circulação.

“Teoricamente, por meio da eliminação do excesso de líquidos e toxinas, a massagem linfática pode levar à diminuição do inchaço e da inflamação [corporal]”, pontua a dermatologista Onyeka Obioha-Lolagne. De acordo com a especialista, a massagem linfática facial é especialmente benéfica para quem sofre com inchaço e inflamação facial, principalmente ao redor dos olhos. 

Como fazer a massagem em casa

pedra gua sha e rolo de jade podem auxiliar massagem linfática facial
Pedra gua sha e rolo de jade podem auxiliar massagem linfática facial (Crédito:Pexels)

Para fazer massagem linfática facial em si mesma, você pode usar utensílios como um rolo de jade, uma pedra gua sha, uma escova seca ou seus próprios dedos. É importante usar um óleo ou hidratante facial que ajude o deslizamento da pele.

Para massagear a região dos olhos, invista em um produto específico para a área e siga três passos simples: aquecer, aplicar e drenar. Depois de aquecer o produto em suas mãos, use as pontas dos dedos anelares para pressionar o produto na pele suavemente, movendo-os do canto interno dos olhos para o externo.

Você pode utilizar a mesma técnica para massagear o rosto todo, mas com um produto específico para a região. Uma boa dica é apostar em um sérum e combinar sua rotina de cuidados com a pele com a massagem linfática facial.

Após aquecer o sérum, aplique-o com as duas mãos pressionando-o lentamente contra a pele, porém com os dedos firmes. Mova as mãos da testa para o pescoço na direção do fluxo linfático, como sugere Onyeka. “A pressão consistente é o que ajuda a mover o acúmulo de linfa do centro do rosto em direção aos gânglios linfáticos, onde será filtrada e empurrada através da rede linfática”, pontua a dermatologista.