Foi na última regata, mas a vela manteve a tradição e deu uma medalha ao Brasil nos Jogos Olímpicos. E de ouro. Campeãs mundiais em 2014, Martine Grael e Kahena Kunze venceram a regata da medalha da classe 49er Fx e conquistaram o título da última competição do esporte nos Jogos Rio 2016.

As brasileiras eram uma das três líderes da classe antes do início da regata da medalha, junto com as espanholas Tamara Domínguez e Berta Moro e as dinamarquesas Katja Salskov-Iversen e Jean Hansen.

Com uma estratégia perfeita, as brasileiras passaram em terceiro lugar nas três primeiras boias, assumiram a liderança da regata na parte final da prova e se defenderam dos ataques das neozelandesas Molly Meech e Alex Maloney e cruzaram a linha de chegada na frente, em 21min21s.

Assim, as brasileiras terminaram a competição com 48 pontos perdidos. A prata foi para as neozelandesas, com 51, e o bronze as dinamarquesas, com 54. A conquista foi muito comemorada por centenas de torcedores que assistiram às disputas das areias da praia do Flamengo.

Foi a 18ª medalha da vela brasileira nos Jogos Olímpicos. Cinco foram conquistadas por Torben Grael, pai de Martine, e duas por Lars Grael, tio da velejadora.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias