Campeã olímpica em 2016, Martine Grael vai participar da próxima edição da Volvo Ocean Race, tradicional competição de vela que dá volta ao mundo. A brasileira, de 26 anos, foi confirmada nesta terça-feira como uma das velejadoras da equipe holandesa Akzonobel na temporada 2017/2018 do evento.

Martine Grael, de 26 anos, faturou o ouro nos Jogos Olímpicos do Rio ao lado de Kahena Kunze na classe 49er FX e será a primeira brasileira a participar da Volvo Ocean Race, em que os competidores percorrerão 45 mil milhas náuticas.

Filha de Torben Grael, Martine reencontrará na próxima edição da Volvo Ocean Race três companheiros do seu pai no título da competição na temporada 2008/2009, pela equipe Ericsson 4: o britânico Jules Salter, o neozelandês Brad Jackson e o também brasileiro Joca Signorini.

“Ir da 49er FX para a Volvo Ocean Race com o time AkzoNobel é uma oportunidade muito emocionante para expandir minhas habilidades de navegação e meu nível físico. Meu objetivo é o mais rápido possível me sentir bem no barco e entender a delicadeza necessária para conseguir o melhor desempenho”, afirmou a brasileira.

A Volvo Ocean Race se inicia em 22 de outubro, em Alicante, na Espanha, se encerrando apenas em junho de 2018. Até lá, as sete equipes concorrentes vão passar por seis continentes, quatro oceanos e 12 cidades-sede, incluindo Itajaí, em Santa Catarina, com a chegada final sendo em Haia, na Holanda, no fim de junho de 2018.

Já nesta quarta-feira, ela participará da Leg Zero, série obrigatória de quatro regatas preliminares para os participantes na Volvo Ocean Race, sendo a primeira delas na Ilha de Wight, localizada a sul de Southampton, na Inglaterra. “Esta é uma grande jornada para mim, mas espero aproveitar a experiência e aprender muito com isso”, concluiu Martine.