Muita gente quando ouve falar em marketing multinível (ou de rede) logo pensa em um esquema de pirâmide – em que a “corrente” de pessoas uma hora se quebra, causando prejuízos aos últimos entrantes. Na definição de economistas, um negócio se caracteriza como pirâmide quando sua renda vem mais da captação de revendedores do que da venda de produtos.
No Brasil, há alguns casos de experiências malsucedidas no marketing de rede, incluindo o caso da Amway, nos anos 1990. O consultor Marcelo Pinheiro, da Direct Biz, diz que a americana talvez tenha chegado ao País cedo demais, quando ainda não existia uma cultura empreendedora por aqui. “O negócio ruiu porque todo mundo recrutou gente para trabalhar, mas ninguém vendia nada.”
Segundo Pinheiro, há casos extremos, como a Telexfree e a BBom (de alarmes de carros), que captavam consultores para vender produtos que não existiam em quantidade suficiente para atender à demanda gerada.
Ativismo
Uma empresa com décadas de tradição no marketing multinível teve a reputação colocada em xeque nos EUA. O investidor Bill Ackman apostou US$ 1 bilhão na falência da Herbalife, de suplementos e shakes para emagrecimento, que classificava como uma pirâmide.
A saga é mostrada no documentário Betting on Zero (disponível no Netflix), que mostra a vida nababesca de alguns consultores e também os prejuízos que o negócio deixou, especialmente em comunidades de imigrantes latino-americanos. Apesar do barulho feito por Ackman, a Herbalife segue no mercado – suas ações hoje são negociadas a US$ 68, não muito abaixo da máxima histórica de US$ 81,80.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Nota da Herbalife
O vídeo Betting On Zero (“Apostando em Zero”, em Português) não é um documentário e, sim, um longo vídeo publicitário que tem como objetivo fazer uma campanha contra o setor de vendas diretas. Neste setor, os produtos são comercializados por meio de revendedores diretos autônomos.
Idealizado e financiado por Bill Ackman, um investidor norte-americano, o vídeo tem como objetivo beneficiar sua própria aposta financeira contra uma das maiores empresas de vendas diretas do mundo: a Herbalife Nutrição. Nesta aposta, Ackman atuou para tentar lucrar com a queda das ações da empresa na Bolsa de Valores de Nova Iorque (NYSE).
Com o passar dos anos em que Bill Ackman segue insistindo em sua estratégia, a imprensa, políticos e especialistas tem questionado publicamente suas táticas e motivações, se posicionando contrários aos seus ataques contra a empresa. A exemplo de matérias publicadas no The New York Times, Fortune e CNBC.
Esta campanha já dura mais de quatro anos. Por outro lado, a empresa está mais forte do que nunca: com 36 anos de história, a Herbalife Nutrição tem como missão mudar a vida das pessoas por meio de produtos que incentivam um estilo de vida saudável e ativo a consumidores em todo o mundo. Líder global em gerenciamento de peso com produtos como o shake, possui mais de 4 milhões de Consultores Independentes, que comercializam os produtos, e mais de 8 mil colaboradores.
Para mais informações acesse o site: https://www.bettingonzero.com.br/