SÃO PAULO, 1 OUT (ANSA) – A ministra do Meio Ambiente e Mudança Climática do Brasil, Marina Silva (Rede Sustentabilidade), convidou o papa Leão XIV nesta quarta-feira (1º) para participar da COP30, em Belém, que ocorrerá entre os dias 10 e 21 de novembro.
A política participou de uma conferência climática em Castel Gandolfo, na Itália, que celebra o 10º aniversário da “Laudato si'”, encíclica ambientalista de Francisco, falecido em abril.
Na ocasião, ela pediu uma “transição justa, ordenada e equitativa” para energias limpas e criticou as altas quantias que ainda são investidas em combustíveis fósseis.
“Desejo aqui reafirmar o grande interesse e o convite da presidência brasileira da COP30 para que o papa Leão XIV nos honre com sua presença em Belém. Estou convencida de que, dessa forma, Sua Santidade dará uma indispensável contribuição para que a COP30 entre para a história como a COP decisiva da implementação”, disse Marina.
A ministra acrescentou que deseja que o evento no Pará seja a “COP da esperança de preservar e cultivar todas as formas de vida que enriquecem o jardim da Criação, em benefício das presentes e das futuras gerações”.
Marina comentou que já existe as “respostas técnicas” para enfrentar as mudanças do clima e a desigualdade, com o objetivo de desenvolver “um mundo próspero, justo e sustentável”, mas destacou que ainda falta o “compromisso ético de usar a técnica”. (ANSA).