Marilene Galvão, da dupla sertaneja As Galvão, que morreu na quarta-feira (24), aos 80 anos, sofria de mal de Alzheimer. A cantora e a irmã, Mary, de 83 anos, começaram a carreira logo cedo, aos 5 e 7 anos, respectivamente. Quando encerraram as atividades artísticas, em 2021, elas eram consideradas a dupla com mais tempo em atividade no país. O encerramento da parceria se deu pelo quadro avançado de Alzheimer de Marilene.


+ Sósia do Luva de Pedreiro é roubado em jogo da Copa do Brasil
+ Ciência comprova que deixar feijão de molho faz bem para saúde

A Istoé Gente conversou com o médico Wanderley Cerqueira de Lima, que é neurocirurgião do Hospital Israelita Albert Einstein, que explicou tudo sobre a doença da artista. Confira!

“A doença de Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que afeta 5,8 milhões de pessoas somente nos Estados Unidos e de acordo com a Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAZ), no Brasil há cerca de 1,2 milhão de casos, sendo que a maior parte deles ainda sem diagnóstico. A grande maioria dos pacientes estão acima de 65 anos de idade, e é considerada uma doença crônica e progressiva podendo demorar de 8 a 12 anos a progressão”, começou o médico.

“Alzheimer não tem cura e ainda não se sabe exatamente as causas, mas é possível entender que com a doença, o cérebro é afetado pelo acúmulo de placas amiloides, que é o acúmulo de proteínas no cérebro,entre os neurônios, assim como emaranhados ou filamentos neuro fibrilares. Estes emaranhados e placas são insolúveis, e levam a problemas de memória, habilidades cognitivas, e comportamento, em última análise levando ao diagnóstico de demência”.

“Em termos gerais a doença de Alzheimer vai se manifestando aos poucos, e deixando o paciente incapacitado suas funções que pode causar também uma certa agressividade, depressão e até alucinações. Com a progressão da doença, o paciente pode apresentar dificuldade para andar, engolir alimentos, ficar em pé, e controlar o esfíncter, passando a ficar dependente da ajuda de outros indivíduos”, continuou o neurocirurgião.

Veja os sintomas iniciais do Alzheimer

  • Problemas na comunicação verbal
  • Dificuldade de atenção
  • Incapacidade de aprender novasinformações
  • Dificuldade de utiliza objetos comuns
  • Dificuldade em fazer cálculos

O estilo de vida sedentário e desregrado também pode contribuir para o Alzheimer como:

Hipertensão, obesidade, exposição ao alumínio, diabetes; abuso do tabaco e álcool, hipertensão arterial, doenças da tireoide e sedentarismo

Como prevenir o mal de Alzheimer?

É preciso manter uma dieta equilibrada e saudável, não deixar as atividadesfísicas de fora da rotina, evita álcool, tabaco, e sempre realizar a prevençãoe controle de doenças como o colesterol alto, doenças cardiovasculares e diabetes.

Veja mais vídeos de Istoé Gente