Reconhecida por atuações de destaque na TV, no cinema e teatro, Marieta Severo chega aos 60 anos de carreira, em 2025, no auge. A atriz, que atualmente está com 78 anos de idade, compõe o elenco de estrelas do filme “Câncer com Ascendente em Virgem”, dirigido por Rosane Svartman, que estreia nas telonas nesta quinta-feira, 27.
Em entrevista à IstoÉ Gente, a veterana fez um balanço sobre a sua trajetória profissional e disse que foi pega de surpresa com as abordagens em relação ao seu tempo no ofício da dramaturgia.
Ver essa foto no Instagram
“Eu descobri através da imprensa que eu estava fazendo 60 anos de carreira [risos]”, disse. “Mas é bonito, é emocionante”, afirmou Marieta, admitindo que nem sempre foi confiante em relação ao seu desempenho nos palcos e nas telas.

Marieta Severo tem 78 anos e completa 60 de carreira – Globo/Fábio
“Eu fico olhando a menina lá atrás, que achava que era muito ruim, que não tinha talento, que não ia conseguir nunca nada, mas que batalhava, batalhava, que tinha uma seriedade de escolha e de maneira de estar na profissão”, refletiu.
Discreta em relação ao seu modo de vida, a atriz reforçou ainda que não é muito animada para comemorações, porém, abriu uma exceção para esta. “Acho bonito, estou gostando dessa comemoração. No fim das contas, eu, que não sou de muita comemoração, estou achando bom”, reforçou ela, que sentiu a necessidade de olhar para si com mais carinho a partir de agora.
“De repente, eu tenho que olhar para trás, tenho que rever coisas que eu fiz, o que eu não faria naturalmente [se não estivesse comemorando 60 anos de carreira]”, encerrou.
Marieta Severo iniciou a carreira no cinema, com “Society em Baby-Doll” (1965) no contexto da ditadura militar. Mais adiante, a artista participou de grandes sucessos, como “Bye Bye Brasil” (1979), “Carlota Joaquina – Princesa do Brazil” (1995), “Guerra de Canudos” (1997), “Castelo Rá-Tim-Bum, o filme” (1999), “Cazuza – O Tempo Não Para” (2004), e tantos outros.
No atual trabalho, Marieta interpreta Leda, mãe da protagonista Clara (Suzana Pires), que fica ao lado da filha todo instante após a moça receber o diagnóstico de câncer de mama.
Na TV, a atriz ganhou destaque em “Vereda Tropical” (1984), “Ti-Ti-Ti” (1985), “Que Rei Sou Eu?” (1989), “Deus nos Acuda” (1992), “Pátria Minha” (1994), “Laços de Família” (2000), “Verdades Secretas” (2015), “O Outro Lado do Paraíso” (2017), “Um Lugar ao Sol” (2021), além, é claro, da inesquecível Nenê, do seriado “A Grande Família”, que ficou no ar de 2001 a 2014.

Lineu (Marco Nanini) e Nenê (Marieta Severo) em “A Grande Família”