Maricá – Das 31 unidades de Saúde da Atenção Básica do município, 28 estão informatizadas com o sistema de software específico – o Registro Eletrônico de Saúde – que permite o acesso ao prontuário eletrônico, aos agendamentos e a consultas a exames realizados pelo paciente, otimizando o tratamento.

Implantada com recursos próprios, a ferramenta segue as diretrizes do Ministério da Saúde. Sua implantação teve início no fim de 2018 com as unidades da Barra de Maricá e de Inoã II.

A subsecretária de Saúde, Solange Oliveira, destaca que a utilização do sistema integrado possibilita o acesso ao histórico de atendimento em tempo real na unidade e pelos gestores, datas de consultas, dados e resultados de exames, disponíveis para todos os serviços da atenção primária em saúde da cidade.

“Nosso maior objetivo com essa implantação é garantir um atendimento rápido, seguro e, ao mesmo tempo, eficiente”, afirmou a subsecretária, acrescentando que todas as unidades de saúde serão beneficiadas, faltando apenas as que funcionam nos dois residenciais do programa Minha Casa, Minha Vida (de Itaipuaçu e de Inoã) e a do bairro Recanto.

Ainda de acordo com a subsecretária, a tecnologia permite ainda o mapeamento de doenças favorecendo o planejamento das ações de saúde. “Dessa forma, poderemos pontuar qual região está precisando de mais agentes de saúde, por exemplo. A gestão pode checar se determinada família está sendo beneficiada pela visita dos profissionais, se está conseguindo marcar consulta, dentre outros benefícios”, acrescentou Solange.

Com o sistema – o Vitacare – é possível ter um diagnóstico completo do paciente. Tipo sanguíneo, hábitos alimentares, quais medicamentos utiliza, se ingere drogas, bebidas alcoólicas ou se é fumante, as doenças hereditárias, se pratica atividade física são algumas das informações que ficam armazenadas no sistema permitindo uma avaliação completa do usuário.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

“Temos condições de saber se ele tem hipertensão, se é diabético, se tem histórico de doenças crônicas na família. O paciente não precisa repetir o que foi dito nas outras consultas porque tudo pode ser verificado. Isso agiliza o atendimento e gera confiança do paciente”, destacou a enfermeira da Unidade de Saúde da Família do São José I, Vanessa Ruscy.

“O sistema é programado passo a passo para que seja acessado de forma rápida e segura. Ele fornece um diagnóstico mais completo e bem detalhado possibilitando indicar tratamentos mais eficientes, de acordo com os hábitos e condições de vida”, acrescentou ela, que utiliza a ferramenta há cinco meses.

Para a dona de casa Jane Grei da Silva Monteiro, de 44 anos, a informatização serviu para agilizar o atendimento. “É muito bom vermos a tecnologia sendo usada para o bem da nossa saúde agregando mais benefícios para gente”, destacou.

Érica Dias, de 40 anos, também considerou fundamental a implantação do sistema. “Facilita muito nas consultas porque chegamos e não precisamos repetir tudo. Já está tudo apontado. Sinto muito mais segurança”, elogiou.

Coordenador de Tecnologia da Informação, da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão, Victor Silveira destacou ainda a importância da informatização que permite eficiência, transparência e economia. “O sistema gerencia informações de toda rede de atenção básica, possibilitando realizar uma melhor gestão de recursos e, inclusive, fazer a prestação de contas do Ministério da Saúde”, destacou.

De acordo com Victor, numa primeira etapa foram instaladas 250 km de fibra ótica interligando 208 equipamentos como computadores e impressoras, disponibilizados sete por unidade, com sistema moderno de Wi-Fi e treinamento das equipes que utilizam o sistema. Destacando ainda que todos os arquivos são salvos na nuvem da prefeitura com politicas de segurança que visam garantir a disponibilidade e confiabilidade dos dados.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias