Após vencer as primeiras lutas nos Jogos Olímpicos de Tóquio, os brasileiros Rafael Silva e Maria Suelen acabaram derrotados nas quartas de final. Baby perdeu para Guram Tushishvili, da Geórgia, enquanto a judoca caiu para a francesa Romane Dicko. Contudo, o que chamou atenção foi a lesão que a brasileira sofreu ao levar um golpe da adversária.

Mais leve, nova e rápida, a atleta francesa comandou as ações no duelo da categoria acima de 78kg. Maria Suelen não conseguiu se impor no duelo e acabou golpeada pela adversária. Logo ao cair no chão, a brasileira bateu nas costas da francesa, desesperada de dor. Maria precisou ser retirada de maca do tatame.

Como perdeu na repescagem, Maria Suelen poderia disputar a repescagem e buscar a medalha de bronze, mas como se lesionou durante o duelo, não é certa a volta da brasileira ao tatame. Assim como Suelen, Baby enfrentou um judoca mais ágil e leve, e não conseguiu encaixar os golpes, sendo eliminado após três punições por falta de combatividade.

Na repescagem e também com chance de garantir a medalha de bronze, o brasileiro enfrentará o astro Teddy Riner, da França. Desclassificado surpreendentemente nas quartas de final, o europeu é atual bicampeão olímpico e também já conquistou uma medalha de bronze nas Olimpíadas de Pequim 2008.