Economia

Maria Silvia diz que BNDES precisa ser eficiente


Uma das discussões relevantes em curso no Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é sobre o tamanho do banco de fomento, se ele deve ser pequeno ou grande, disse nesta sexta-feira, 30, em evento em São Paulo, a presidente do BNDES, Maria Silvia Bastos Marques. Segundo ela, o banco, na realidade, precisa ser eficiente.

Maria Silvia destacou que tudo o que foi feito no banco nos últimos dez anos está sendo revisado. Um dos pontos primordiais, disse, é uma atenção ao retorno social dos investimentos realizados pelo banco. O foco do banco agora são as micro e pequenas empresas, que, segundo ela, são elos fundamentais da cadeia produtiva. Há atenção ainda para exportações e inovação.

Outra questão importante, frisou, é como será a aproximação do banco com o mercado de capitais. Ela afirmou que sempre esteve no discurso do banco o apoio ao mercado de capitais, mas que agora precisa se desenhar como esse apoio será dado, visto que um financiamento com 100% da TJLP “gera alguma inibição do investimento privado”. O BNDES agora também coloca as condições de financiamentos, como prazos e níveis de participação, definidos pela capacidade de pagamentos do tomador de recursos.


Saiba mais
+ IPVA 2022 SP: veja como consultar e pagar o imposto
+ Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
+ Reencarnação na história: uma crença antiquíssima
+ SP: Homem morre em pé, encostado em carro, e cena assusta moradores no litoral
+ O que se sabe sobre a flurona?
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua



Tópicos

BNDES Maria Silvia