Maria Fernanda Cândido protagonizará monólogo baseado em obra de Clarice Lispector

Ao longo de mais de 20 anos de carreira, a atriz deu vida a vários papéis marcantes no teatro, televisão e cinema

Maria Fernanda Cândido (à dir.) posa ao lado da pianista Sonia Rubinski
Maria Fernanda Cândido (à dir.) posa ao lado da pianista Sonia Rubinski Foto: Daniela Petrel

No próximo aniversário da cidade de São Paulo, em 25 de janeiro de 2025, o Teatro-D-Jaraguá, localizado no Anhangabaú, no centro de SP, será palco da estreia nacional de ‘Balada Acima do Abismo’. A obra é protagonizada por Maria Fernanda Cândido e criada a partir de diversos textos de Clarice Lispector.

+ Leia todas as notícias de IstoÉ Gente

O espetáculo passeia pelo universo literário da escritora, mesclando elementos cênicos e musicais. No palco, momentos emblemáticos da vida e da obra de Clarice dialogam com grandes obras do repertório para piano, interpretadas ao vivo pela premiada pianista Sonia Rubinsky.

Inicialmente concebido em sua versão francesa como um recital dramático para um pequeno espaço, o espetáculo ganhará elementos novos na versão brasileira, sem perder a essência intimista.

Além de homenagear a obra de Clarice, a montagem brasileira de ‘Balada Acima do Abismo’ celebra a carreira de Maria Fernanda Cândido e sua longa e profunda relação com a obra da escritora.

Maria Fernanda Cândido na novela 'Terra Nostra', da TV Globo

Maria Fernanda Cândido na novela ‘Terra Nostra’, da TV Globo

Ao longo de mais de 20 anos de uma carreira de grande sucesso, Maria Fernanda Cândido deu vida a vários papéis marcantes no teatro, na televisão e no cinema.

No teatro, viveu a personagem título de Troilo e Créssida (Shakespeare), protagonizou Pequenos Crimes Conjugais (Éric-Emmanuel Schmitt), Rabbit Hole (David Lindsay-Abaire), Ligações Perigosas (Choderlos de Laclos) e interpretou um dos principais papéis, Maria de Magdala, em O Evangelho Segundo Jesus Cristo (José Saramago).

Estreou na televisão na novela ‘Terra Nostra’, seguida de outras atuações de destaque nas novelas ‘Esperança’, ‘A Força do Querer’, entre outras, e nas séries ‘Capitu’, de Luiz Fernando Carvalho, ‘Felizes para Sempre’, de Fernando Meirelles, ‘Sessão de Terapia’, de Selton Mello, e ‘O Brado Retumbante’, de Gustavo Fernandez.

No cinema, atuou em importantes produções brasileiras como: ‘Dom’ (2004, Moacyr Góes), ‘Vermelho Monet’ (2022, Halder Gomes), e ‘A Paixão Segundo G.H.’ (2023, Luiz Fernando Carvalho).