ROMA, 22 JUN (ANSA) – O cineasta italiano Marco Bellocchio receberá a Palma de Ouro por sua carreira na próxima edição do Festival de Cannes, que acontece entre os dias 6 e 17 de julho.   

Aos 81 anos, Bellocchio é um dos diretores mais aclamados da Itália e assina filmes como “Bom Dia, Noite” (2003), “Vincere” (2009), “A Bela que Dorme” (2012), “Sangue do Meu Sangue” (2015) e “O Traidor” (2019), que narra a vida de Tommaso Buscetta, delator da Cosa Nostra que viveu foragido no Brasil.   

A honraria será entregue ao cineasta na noite de encerramento do Festival de Cannes, assim como à atriz americana Jodie Foster.   

“Marco sempre colocou em discussão as instituições, tradições, a história íntima e coletiva. Com cada uma de suas obras, quase involuntariamente, ou o mais naturalmente possível, revolucionou a ordem estabelecida”, disse Pierre Lescure, presidente da mostra francesa.   

“Ele é um cineasta, um autor e um poeta. Honrá-lo com a Palma de Ouro é inevitável para todos que admiram seu trabalho”, reforçou o delegado-geral do festival, Thierry Frémaux.   

Bellocchio também marcará presença em Cannes, na seção “Premiere”, com o documentário “Marx Può Aspettare” (“Marx Pode Esperar”, em tradução livre), que fala sobre o suicídio de seu irmão gêmeo aos 29 anos de idade. (ANSA).