A brasileira Erica Sena disputou a prova da marcha atlética na Olimpíada de Tóquio nessa madrugada de sexta-feira (horário de Brasília). Erica vinha muito bem durante a prova, sempre correndo com o pelotão da frente. Faltando poucos metros para o fim da prova, Erica estava na terceira colocação e muito próxima de conquistar uma medalha olímpica. Entretanto, a brasileira acabou recebendo uma punição após três advertências e, faltando pouco mais de 200 metros para o fim da disputa, Erica teve que ficar parada por 2 minutos e acabou sendo ultrapassada por 8 concorrentes, terminando a prova na 11° colocação.

+ Kawan Pereira avança à semifinal nos saltos ornamentais na Olimpíada

+ Sem poder contar com Tandara, Zé Roberto blinda grupo e vai escalar Rosamaria

+ França tem missão de derrotar o ‘Team USA’, rei do basquete olímpico

A prova da marcha atlética é finalizada após 20 km de corrida. Existem duas formas principais de levar uma punição durante a prova:  por dobrar o joelho ou por não ter uma das solas do pé no chão. A atleta é punida e tem de parar por 2 minutos depois de receber 3 punições, que foi o que aconteceu com Erica. No último quilometro da prova a brasileira já tinha duas punições e acabou recebendo a terceira depois de retirar as solas do pé do chão.

No último Pan-Americano de Lima, em 2019, Erica também recebeu uma punição semelhante. A brasileira vinha liderando durante toda a prova, mas teve de parar por 2 minutos. Mesmo assim Erica voltou para a prova e conseguiu terminar o percurso com a medalha de bronze.