Marcelo Marani, CEO da escola Donos de Restaurantes, aponta delivery como futuro dos negócios

Marcelo Marani, CEO da escola Donos de Restaurantes, aponta delivery como futuro dos negócios

Impulsionado pelo pandemia, o delivery está crescendo muito no Brasil. De acordo com Marcelo Marani, CEO da escola Donos de Restaurante, o mercado triplicou desde 2018.

“O mercado de delivery evoluiu muito, dentro do foodservice no Brasil: em 2018, ele representava 7,5% dessa fatia; hoje, em 2022, já passa de 20%, ou seja, praticamente triplicou sua importância para o mercado, em pouco mais de 3 anos”, afirma o proprietário da plataforma de consultoria para restaurantes, delivery e negócios de alimentação.

Com uma visão macro do futuro batendo à porta, ele, que é proprietário de duas pizzarias no interior de Minas Gerais, tratou logo de surfar nessa onda. “Apostei em tecnologia e estratégias de vendas nos aplicativos, e foi justamente esse movimento que fez com que as vendas no delivery triplicassem em volume e faturamento”, relata ele, que criou a estratégia de vendas chamada 1000 pedidos em 10 dias no delivery, ajudando, depois, milhares de negócios de alimentação no Brasil, a superarem as vendas fracas causadas pela crise sanitária.

Portanto, a comida na palma da mão é, segundo Marcelo Marani, um caminho sem volta. “O consumidor foi se sofisticando com o passar do tempo, a tecnologia tornou-se mais acessível e muito dinâmica, com dispositivos digitais, como smartphones, computadores e tablets chegando à vida de milhares de brasileiros. Segundo dados da Fecomércio, 57% da população consome alimentos por meio de pedidos eletrônicos”.

Segundo o empresário, vivemos a era do delivery on-line e dos marketplaces. Marani lembra, ainda, que mesmo na pandemia, o mercado de delivery cresceu 170%, em cima dos 110% que já havia crescido no ano anterior.

“O mercado triplicou em um curto espaço de tempo. Há alguns anos, quem puxa o crescimento do mercado de foodservice é o delivery e o take out (retirada), ou seja, fique atento a esta informação, porque, muito provavelmente, para os próximos 5 ou 10 anos, o crescimento do seu restaurante deve vir daí”.

Marcelo Marani cita o próprio Ifood como um case de sucesso. “Uma prova de que esse mercado vem crescendo em uma velocidade alucinante são os números oficiais do Ifood, principal aplicativo de comida do Brasil, fundado em 2012. Ele começou com um volume mensal de pouco mais de 13 mil pedidos por mês. Ao longo dos anos, foi crescendo mais de 100% ao ano e, em 2022, chegou ao número impressionante de mais de 60 milhões de pedidos por mês”, ilustra o empresário.